Oportunidade

Colégios tecnológicos de Goiás oferecem 10 mil vagas gratuitas em cursos de corte e costura e modelagem

Iniciativa visa gerar emprego e renda no setor de confecções e incentivar o empreendedorismo

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Colégios tecnológicos (Cotecs) de Goiás ofertam cerca de 10 mil vagas gratuitas em cursos de corte e costura e modelagem em 67 municípios do estado. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o setor de confecções, de forma a gerar emprego e renda para famílias em situação de vulnerabilidade. Os cursos são oferecidos em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e as inscrições já estão disponíveis no site www.cotec.org.br .

As vagas estão serão abertas de forma gradual, de acordo com a demanda de cada localidade. As aulas são presenciais e têm carga horária de 40 horas. Além do certificado da UFG, os concluintes têm a oportunidade de receber até R$ 5 mil para investir em seus próprios negócios, desde que atendam aos critérios do programa Crédito Social, como ter perfil ativo no CadÚnico.

Em parceria com as prefeituras, as aulas também são oferecidas em municípios onde não há unidades do Cotec. Com o apoio do Governo Estadual, cinco cooperativas de costura já foram criadas em Santa Tereza, Pirenópolis, Terezópolis, Ipameri e Caldas Novas, todas formadas exclusivamente por mulheres. Esses grupos recebem suporte da Secretaria da Retomada para se inserirem no mercado, visando o fornecimento de roupas para o comércio na capital.

O secretário da Retomada, César Moura, destaca que a equipe está capacitando mão de obra e formando cooperativas, buscando fechar todo o ciclo produtivo da moda em Goiás, desde a produção até a venda das roupas. Ele também destacou o investimento de R$ 14,5 milhões na aquisição de máquinas Audaces, que possibilitam o corte automático das peças, obtido em maior qualidade na produção e mínimo desperdício de tecido. Essas máquinas estão disponíveis para as cooperativas e fornecedores que abastecem a Região da 44, em Goiânia.