Segurança Pública

Com presença de Moro, SSP aponta queda de crimes violentos em Goiás

Com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, foi apresentado o…

Com presença de Moro, números mostram quedas de crimes violentos em Goiás
Com presença de Moro, números mostram quedas de crimes violentos em Goiás

Com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, foi apresentado o balanço sobre os números de crimes violentos em Goiás, na tarde desta segunda-feira (23). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), há quedas nos índices criminais. A apresentação foi no Comando de Policiamento da Capital (CPC), no Bairro Ipiranga.

De acordo com a pasta, os homicídios tiveram redução de 18,20% entre janeiro a agosto, se comparado com o mesmo período do ano passado. O latrocínio – roubo seguido por morte – também recuou 32,74%. Assim como crimes letais intencionais, que regrediram 18,61%.

Na sequência, os dados mostram quedas no número de roubos de veículos (57,70%),  roubos a transeuntes (65,15%), roubos de cargas (57,24%) e crimes violentos contra o patrimônio no Estado. Segundo a SSP, não foi registrada a modalidade do “Novo Cangaço” nos últimos quatro meses.

“Eu tenho ouvido depoimentos que emocionam. Um senhora chegou em mim e disse: ‘Estou podendo andar na rua com o meu pai!’ As pessoas estão voltando a poder ir na praça, a poder desfrutar com a família. Pessoas estão tendo coragem de sair com o carro na rua. […] Hoje, as nossas polícias trabalham aqui num foco: aqui [Goiás] o bandido não cresce! Ou o bandido muda de profissão ou muda estado”, afirma o governador Ronaldo Caiado.

 Mais quedas com a presença de Moro

A SSP ainda destacou que, de janeiro a agosto de 2019, 143 organizações criminosas foram desarticuladas. Quarenta e sete toneladas de drogas foram apreendidas. No período também houve a apreensão de 4,3 mil armas de fogo. O cumprimento de mandados de prisões cresceram 34,80%.

Os dados são dos primeiros a serem divulgados após a implantação do programa “Em Frente, Brasil!” Nele, 100 homens da Força Nacional vieram a Goiânia para ajudar no combate à criminalidade. Apesar disso, não se completou um mês da atuação dos soldados em Goiânia, que foi a única capital a receber a ação e é o piloto do projeto.

A capital, especificamente, registrou queda de 29,93% em casos de homicídio e 78,57% em latrocínios. Nos últimos oito meses os roubos de veículos caíram 68,41%, assim como o roubo ao comércio (53,41%) e a transeuntes (50,54%).

Desde o último dia 30 de agosto – data que a Força Nacional começou a atuar na capital, houve a redução em homicídios (-80%), tentativas de homicídios (-25%). A SSP levou em consideração os dados comparados ao mesmo período do ano passado. Nesse período, não foi registrado nenhum feminicídio e nenhuma lesão corporal seguida de morte.

“Esses dados nos trazem alegria. Já estávamos acompanhando uma queda expressiva, mas ver que as ações efetivas de segurança, maior investimento nessa área e maior dedicação aos envolvidos têm se mostrado efetivo para a proteção da população”, afirma Sérgio Moro.

Apesar de números positivos,  o governador Ronaldo Caiado apontou que 140 municípios do estado ainda não têm delegado. “Peço para que olhe com atenção essas áreas. Outra região também é o Entorno de Brasília. Naquela região tem uma forte atuação do narcotráfico e isso gera um comercialização, principalmente em Brasília”, ressalta.