ECONOMIA

Comerciantes de Aparecida vão à Câmara Municipal para pedir incentivos à economia

Comerciantes de Aparecida de Goiânia se reuniram, na manhã desta quinta-feira (19), com o presidente…

Mapa de calor de Goiás indica que 23 cidades deveriam fechar atividades não essenciais
Mapa de calor de Goiás indica que 23 cidades deveriam fechar atividades não essenciais (Foto: Claudivino Antunes - Prefeitura)

Comerciantes de Aparecida de Goiânia se reuniram, na manhã desta quinta-feira (19), com o presidente da Câmara Municipal aparecidense, André Fortaleza (MDB), para solicitar medidas de incentivo à indústria, comércio, serviços e eventos.

A intenção é a elaboração de um projeto de lei que visa incentivar a retomada econômica de Aparecida, sobretudo para áreas mais afetadas pelas medidas de contenção à Covid-19. Sobretudo pequenos comerciantes e da cadeia produtiva ligada a eventos, cuja retomada foi mais tardia.

Uma das propostas é de redução do Imposto sobre Serviços (ISS) para comerciantes. Para eventos, entretenimento e microempreendedores há busca por incentivos, sobretudo fiscais e de tributos como taxa de horário especial.

Retomada para comerciantes de Aparecida

“Queremos propor isenção para associados a instituições do setor produtivo que tenham isenções na taxa de funcionamento. É uma medida que Goiânia já aplica e que poderia ajudar bastante o empreendedor aparecidense”, aponta o presidente da Associação Comercial, Industrial, Empresarial da Região Leste de Aparecida (Acirlag), Maione Padeiro.

Outra proposta seria de fomento e retomada do turismo de negócios em Aparecida, já que durante a pandemia de Covid-19, o setor, que era punjante teve queda substancial.

“Solicitamos uma audiência pública na Câmara Municipal com comerciantes de Aparecida, representantes de bares, restaurantes, empresários do ramo de eventos, microempreendedores, para discutirmos essas questões. O que tem mais nos preocupado são os tributos”, diz Maione.