NORMALIZADO?

Comurg diz que crise do lixo, em Goiânia, está resolvida

Segundo a pasta, o serviço funciona normalmente nesta segunda-feira

Coleta de lixo em Goiânia deve ser normalizada até dia 31, diz Comurg Alisson Borges aguarda o socorro de R$ 68 milhões da Prefeitura
Coleta de lixo em Goiânia (Foto: Comurg)

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) afirma que a coleta de lixo orgânico na capital foi 100% retomada. Segundo a pasta, o serviço funciona normalmente nesta segunda-feira (23).

No último dia 16, o Ministério Público de Goiás (MPGO) ajuizou ação cautelar contra a Comurg para que houvesse a retomada e regularização do serviço de coleta de lixo na capital. A peça pedia que fossem recolhidos todos os resíduos da cidade no prazo de 48 horas.

Ainda sobre a peça, a promotora Leila Maria de Oliveira afirmou que a companhia não cumpria com o seu dever contratual de fornecer à população uma cidade limpa e urbanizada. “A Comurg não tem cumprido devidamente o Contrato nº 151/2021, pois sequer executa os serviços essenciais como o de coleta de lixo, além de prestar, de forma insatisfatória e insuficiente, os demais serviços contratados”, escreveu à época.

O próprio prefeito Rogério Cruz (Republicanos), na última quarta (18), disse que a coleta de lixo seria normalizada até domingo (22). Segundo ele, o serviço foi prejudicado pela falta de caminhões devido a problemas na manutenção. O gestor frisou, no dia, que a companhia já aumentou a disponibilidade de caminhões de lixo e a prefeitura trabalhava com duas licitações para resolver de vez o problema da coleta de lixo na capital.

Durante a semana passada, inclusive, a Comurg divulgou um edital de licitação para o aluguel de 30 caminhões para reforçar a coleta em curto prazo. Outro processo licitatório, mas definitivo, ocorreria, conforme a gestão.

Nesta segunda, o presidente da Comurg, Alisson Borges, detalhou a situação ao divulgar a solução. “A frota que temos à disposição é muito antiga, e vários veículos estragaram praticamente ao mesmo tempo, prejudicando nosso trabalho.”

Ele completou dizendo que os caminhões tiveram as peças substituídas, foram testados e voltaram a rodar regularmente, possibilitando o restabelecimento total da coleta de lixo orgânico. “Infelizmente, imprevistos acontecem e estamos aqui para resolvê-los com agilidade e transparência”, pontuou.

Ao MP, a Comurg apresentou relatório sobre a atividade de coleta de lixo elencou medidas para evitar que o serviço volte a sofrer interrupções. “Uma das medidas já foi, inclusive, adotada, que é a continuação do procedimento licitatório para locação de caminhões compactadores de lixo”, concluiu Alisson.