Limpeza urbana

Comurg recolhe 300 kg de lixo na Praça Universitária após bloco pré-Carnaval

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) recolheu cerca de 300 kg de lixo da…

Prefeitura elabora PL que cria uma taxa para lixo em Goiânia
(Foto: Divulgação/Comurg)

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) recolheu cerca de 300 kg de lixo da Praça Universitária, neste domingo (9), depois de um evento de pré-Carnaval no sábado (8). Das 13h às 20h do dia, o local recebeu o Bloco do Seu Vagem.

De acordo com a companhia, a quantidade normal diária de lixo recolhido no local é de cerca de 100 kg. Apesar disso, a Comurg relatou que os organizadores avisaram e solicitaram a limpeza pós-evento com antecedência. “Mas não propuseram instalação de lixeiras para reduzir o lixo ou orientação de conscientização aos foliões”, esclareceu, também.

A Comurg explica que, os próprios organizadores podem instalar lixeiras, bags ou contêineres de plásticos como ações de controle e redução de lixo.

A assessoria do Bloco do Seu Vagem informou que, na verdade, os foliões foram orientados a cuidarem do próprio lixo e que os organizadores tentaram atender ao máximo as demandas da Comurg. Porém, segundo a comunicação, este ano o evento teve um público muito superior ao esperado.

Enquanto a expectativa era de 4 a 5 mil pessoas, o público estimado chegou a 20 mil. A justificativa, acredita a organização, é que o Bloco do Seu Vagem foi a única opção gratuita de pré-Carnaval nesta temporada. “Mas temos noção dos pontos em que erramos e vamos trabalhar para melhorar”, foi garantido.

Dinâmica

A Praça Universitária é um trecho de limpeza diária. Porém, como nos plantões de fim de semana o número de pessoal é reduzido, a Comurg ressalta importância de avisar e solicitar a limpeza com antecedência.

Desta forma, segundo a companhia, é possível mobilizar um maior número de servidores para a limpeza. “Graças a esta informação, foi possível realizar o trabalho de 7h às 10h”, foi informado.

Inclusive, no próximo dia 15 terão vários blocos na cidade. Alguns desses, segundo a pasta, já informaram e propuseram o trabalho de conscientização e colocação de lixeiras e contêineres.