Violência nas escolas

Corpo de professor morto por aluno será velado neste sábado (31), em Taguatinga (DF)

O corpo do professor de Geografia Bruno Pires de Oliveira, de 41 anos, será velado…

O corpo do professor de Geografia Bruno Pires de Oliveira, de 41 anos, será velado na tarde desta sábado (31), no cemitério Campo da Esperança, em Taguatinga (DF). Ele foi morto com uma facada no abdômen dentro do Colégio Estadual Machado de Assis, em Águas Lindas de Goiás, na tarde da última sexta-feira (30).

Em uma rede social, familiares destacam que o velório começará às 15 horas. Dois ônibus também serão disponibilizados para levar alunos e amigos que queiram prestar a última homagem ao profissional, que também atuava como coordenador de turno. Segundo a Polícia Civil (PC), Anderson Silva Leite Monteiro, de 18 anos e que cursava o 9º ano na unidade, teria cometido o crime. Ele continua foragido.

Ainda a corporação, o afastamento do suspeito de um programa extracurricular por parte da vítima teria motivado o crime. O desligamento do jovem deve-se ao histórico de indisciplina que consta na unidade. Ao saber disso, Anderson teria atacado o professor com uma facada. Ele fugiu em uma moto logo após o crime.

A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada para um hospital, mas morreu horas depois na unidade de saúde. A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc) emitiu uma nota de pesar e informou que uma equipe multidisciplinar foi encaminhada para a unidade “para dar o suporte necessário aos estudantes, professores e familiares do professor.” Confira a nota completa no final do texto.

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás) e Sindicato dos Tralhadores em Educação em Goiás (Sintego) também lamentaram a morte do profissional e pedem o combate no aumento de casos de violências dentro de instituições escolares. Confira as notas completas abaixo.

Confira a nota completa da Seduc

[olho author=”Seduc Goiás”]

É com extremo pesar que a Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) informa o falecimento do professor Bruno Pires de Oliveira, 41 anos, que lecionava Geografia e ocupava o cargo de coordenador de turno no Colégio Estadual Machado de Assis, em Águas Lindas de Goiás.

A Seduc Goiás informa que já enviou uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, assistentes sociais e integrantes da Superintendência de Segurança Escolar, para dar o suporte necessário aos estudantes, professores e familiares do professor.

Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil já estão trabalhando para elucidar o caso e, principalmente, entender o que aconteceu na unidade escolar.

[/olho]

Confirma a nota do Sinpro Goiás

[olho author=”Sinpro Goiás”]

O Sinpro Goiás lamenta profundamente a morte violenta do coordenador pedagógico Bruno Pires de Oliveira, do Colégio Estadual Machado de Assis, em Águas Lindas, esfaqueado na tarde desta sexta-feira (30), por um estudante do colégio.

A violência nas instituições de ensino precisa ser combatida com um amplo debate sobre a educação de paz. Nos solidarizamos com a dor dos familiares, amigos/as e alunos/as do Professor Bruno.

[/olho]

Confira a nota completa do Sintego

[olho author=”Sintego”]

O SINTEGO lamenta profundamente a morte violenta do coordenador pedagógico Bruno Pires de Oliveira, do Colégio Estadual Machado de Assis, em Águas Lindas. Ele foi esfaqueado na tarde desta sexta-feira (30), por um estudante do colégio. O professor foi socorrido, porém não resistiu.

“É lamentável. Mais uma morte trágica no ambiente escolar, que reitera a necessidade da proteção dos/as profissionais da Educação. É preciso agir para que vidas não mais sejam retiradas. Basta de tanta violência! A Educação pede paz!”, disse a presidenta do SINTEGO, Bia de Lima.

A diretoria e funcionários/as do sindicato se solidarizam com a dor dos familiares, amigos/as, alunos/as do coordenador. Aguardamos mais informações sobre o ocorrido.

[/olho]