ÁLCOOL E DIREÇÃO

Prefeitura reforça orientação e fiscalização no trânsito durante o pré-carnaval em Goiânia

Em 2023, houve 539 acidentes causados por motoristas embriagados só nos dois primeiros meses do ano no país

Prefeitura de Goiânia reforça segurança no trânsito (Foto: Divulgação/Mobilidade)
Prefeitura de Goiânia reforça segurança no trânsito (Foto: Divulgação/Mobilidade)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), reforçou os cuidados com o trânsito durante o pré-carnaval. Segundo o diretor de Trânsito da SMM, Horácio Ferreira, as orientações educativas têm o objetivo de conscientizar os motoristas a respeito da mistura de álcool e direção.

Horácio ressaltou que as ações são atemporais e seguem em foco durante todo ano pelas equipes de Educação para o Trânsito. De acordo com o diretor, a ingestão do álcool diminui a capacidade psicomotora, a capacidade de raciocínio, a perda de reflexo e sonolência, e a alteração da visão e audição.

“Queremos conscientizar o condutor. Ele pode se divertir, mas no trânsito é necessário responsabilidade. Nosso objetivo é garantir a segurança na via e a defesa da vida no trânsito”, explicou Horácio.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece limite zero para o consumo de álcool pelos motoristas e impõe penalidades severas para quem infringe a norma. Em 2023, houve 539 acidentes causados por motoristas embriagados só nos dois primeiros meses do ano em todo o país, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Vale destacar que dirigir sob efeito de álcool é uma infração gravíssima cuja multa é de R$ 2.934,70. Além do prejuízo financeiro, o motorista pode perder o direito de dirigir durante 12 meses. Em caso de reincidência no espaço de tempo de um ano, a multa dobra e chega a R$ 5.869,40.