VACINAÇÃO

Depois de mil imunizações, Caldas recebe 720 doses da AstraZeneca, nesta terça

Caldas Novas recebeu, na tarde desta terça-feira (26), 720 doses da vacina contra a Covid-19…

Depois de mil imunizações, Caldas recebe 720 doses da AstraZeneca, nesta terça
Depois de mil imunizações, Caldas recebe 720 doses da AstraZeneca, nesta terça

Caldas Novas recebeu, na tarde desta terça-feira (26), 720 doses da vacina contra a Covid-19 de Oxford, AstraZeneca. A entrega ocorreu por volta das 16h.

Por nota, Vigilância Epidemiológica epidemiológica informou que, nesta remessa, vai continuar seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde. “Ou seja, continuarão sendo vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia.”

As doses já estão no Centro Médico Especializado.

Vacinação

Segundo a coordenação de Vigilância Epidemiológica de Caldas, já foram administradas 1.000 doses no município, sendo: 67 idosos institucionalizados; uma pessoa maior de 18 anos com deficiência institucionalizado; 32 cuidadores de idosos institucionalizados; e 900 trabalhadores de saúde que trabalham no enfrentamento a Covid-19.

“A Vigilância reitera que o prefeito, vereadores e secretários não receberam a vacina e só irão recebê-la quando se encontrarem dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Sobre o questionamento de profissionais de saúde que atuam no administrativo da Saúde e receberam as vacinas, a Vigilância explica que é preciso imunizar todos os profissionais de unidades de Saúde que recebem pacientes com Covid-19, afinal, o vírus circula por todos os ambientes.”

Fases

Ao todo, o plano de vacinação possui cinco fases. Na primeira, recebem a imunização profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento da Covid-19, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e indígenas.

Ainda na primeira, mas após estes, guardas municipais, agentes funerários, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e estudantes de cursos de Saúde que fazem estágio na área. Na segunda, entram os idosos que não vivem em asilos (começando pelos com mais de 80, depois de 79 a 75; 74 a 70; 69 65; e 64 a 60), além dos presos e agentes carcerários.

Na terceira é a vez das pessoas cujos problemas de saúde podem agravar o quadro da Covid-19 e os moradores de rua. Já na quarta, trabalhadores dos serviços essenciais serão imunizados. Na quinta e última, os demais.

Em Goiás

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas, no País, no último dia 17, e o governador Doria iniciou a vacinação no mesmo dia, antes da distribuição Ministério da Saúde — ato classificado pelo ministro Eduardo Pazuello como ilegal.

Em Goiás, a primeira vacina contra a Covid foi ministrada na tarde da segunda-feira passada (18), em Anápolis. A pessoa escolhida foi Maria Conceição da Silva, de 73 anos, moradora do abrigo Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva.