Coluna do João Bosco Bittencourt

Deputado petista quer fim da pulverização aérea de agrotóxicos em Goiás

Parlamentar diz que prática é nociva à saúde

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) propõe a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos em Goiás. No projeto apresentado na Assembleia Legislativa, o parlamentar argumenta que a medida protege o meio ambiente e a população goiana.

A ideia é veda e totalmente a pulverização aérea de agrotóxicos e estabelecer distanciamento mínimo nas pulverizações terrestres, de forma manual e mecanizada. Sobretudo em áreas próximas a mananciais, vilas, povoados e cursos hídricos.

Na justificativa, Antônio Gomide avalia que a prática pode prejudicar a saúde dos goianos e o meio ambiente. O parlamentar lembra do acidente ocorrido no dia 3 de maio de 2023 em que uma escola infantil de Rio Verde foi atingida por pulverização aérea de agrotóxico. Na ocasião, 45 crianças e duas professoras ficaram intoxicadas.

Assim, Goiás se junta a outros 11 estados brasileiros em que a pulverização aérea é debatida nas assembleias legislativas. No estado do Ceará, a prática já é totalmente proibida.