Trânsito

Detran envia mais de 16 mil documentos aos Correios

Somente nesta segunda-feira, dia 19, 16,7 mil documentos de veículos, Certificado de Registro de Veículos…

Somente nesta segunda-feira, dia 19, 16,7 mil documentos de veículos, Certificado de Registro de Veículos (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), segundo o Detran, foram impressos e encaminhados aos Correios para que sejam entregues aos proprietários. Os usuários que solicitaram o serviço na última semana e não receberem o documento até esta terça-feira, dia 20, devem acessar o site do Detran e verificar a necessidade de atualizar os dados cadastrais.

Ao acessar o site do Detran, no link Acompanhe seu veículo, o usuário pode, entre outras coisas, imprimir boletos, verificar se o documento foi impresso e até obter o número do Aviso de Recebimento (AR) para acompanhar a movimentação da entrega, agora feita somente pelos Correios.

Segundo artigo 241 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de atualizar os dados cadastrais do veículo ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é infração. Além de ser dever do cidadão, manter o endereço atualizado facilita a comunicação dos órgãos de trânsito com o proprietário do veículo.

Atualização de dados
Caso o endereço esteja desatualizado, o usuário deve procurar o posto de atendimento do Detran ou Vapt Vupt mais próximo, munido de comprovante de endereço. Os Correios farão três tentativas de entregas no endereço indicado e o documento retornará ao posto caso a pessoa não seja localizada.

A medida visa evitar fraudes e evasão de receitas dos municípios e, principalmente proporcionar mais segurança. Com a iniciativa, deve ser zerado o furto e roubos de cédulas em branco. Essas cédulas desviadas são utilizadas para falsificar documentos, que servem de suporte para crimes como clonagem e roubo de veículo.

Débitos
O Detran orienta os usuários que estão aguardando a entrega de documentos a certificarem-se de que todos os débitos referentes ao veículo foram quitados. Só após os pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículo (IPVA), Licenciamento, Seguro Obrigatório (DPVAT) e multas, o documento é impresso.

Tendo em vista que o proprietário do veículo pode transitar com cópia do comprovante de pagamento e com o CRLV antigo por 30 dias, a partir da data de vencimento da placa, o Detran orienta aos usuários para ficarem atentos à data de vencimento do IPVA/Licenciamento.