Educação

Detran-GO promove palestra a jovens na Exposição Agropecuária de Goiânia

As mensagens de atenção pela vida do Maio Amarelo devem alcançar mais de 17 mil…

As mensagens de atenção pela vida do Maio Amarelo devem alcançar mais de 17 mil alunos durante a 72ª Edição da Exposição Agropecuária de Goiás, realizada no Parque de Exposições, na Nova Vila, até o dia 28 de maio. Por meio de parceria com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), o Detran-GO está oferecendo palestras, abordagens educativas e divulgando o programa Detranzinho aos participantes do Projeto Escola, implantado há 10 anos pela SGPA.

O Projeto Escola leva crianças e adolescentes de unidades de ensino das redes pública e privada para visitas monitoradas ao parque. Nesta edição, os alunos passeiam pelos estandes e participam de palestras sobre agronegócio e educação para o trânsito, oferecidas por meio da
parceria com o Detran-GO. Os riscos da combinação de álcool e direção e do excesso de velocidade; a necessidade do uso da cadeirinha, do assento de elevação, cinto de segurança e capacete; e, a responsabilidade de pedestres e ciclistas são destaques nas abordagens realizadas pelos educadores de trânsito.

As palestras estão sendo realizadas no Auditório da SGPA para os alunos que visitam o parque, de hoje (22) ao dia 26, das 8h às 11h e 14h às 17h. A expectativa é que sejam atendidos aproximadamente 17 mil alunos. O objetivo é levar informação de qualidade e sensibilizar os jovens para que adotem posturas seguras no trânsito.

A importância da conscientização das crianças e adolescentes para questões inerentes ao trânsito vai além da segurança pessoal. De acordo com a diretora Genne Viana, da Escola Municipal Telma Regina, de Aparecida de Goiânia, iniciativas como essas do Detran-GO e da SGPA, contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes. “Trabalhos como esse certamente farão com que, no futuro, tenhamos adultos mais responsáveis e um trânsito com menos imprudência e menos acidentes”, pondera a Genne.

Já a diretora da Escola Municipal Benedita Luiza, Patrícia de Cássia Moraes, que também acompanhava os alunos na visita monitorada, destacou que os alunos que são sensibilizados influenciam o comportamento dos pais. “As escolas estão sobrecarregadas e os professores atribulados com tantas responsabilidades. Por isso, é importante que parcerias como essa auxiliem na formação desses jovens”, enfatiza.

Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, o trânsito é uma construção coletiva e seu resultado impacta de forma significativa toda população, desta forma, a solução tem que envolver toda a comunidade. “A SGPA é uma parceira significativa e tem nos auxiliado de forma ímpar, mostrando interesse na qualidade de vida dos goianos e abraçando o Maio Amarelo e a luta pela redução de acidentes.”, afirma Manoel Xavier.

“Nosso lema é educar para não punir, mas nos casos em que a conscientização não mostra resultados satisfatórios, temos que intervir de forma firme com a fiscalização”, explica. Por isso, o movimento Maio Amarelo merece atenção especial, pois é focado na educação para o trânsito. “Temos mais de 200 parceiros, entre CFCs, despachantes, igrejas, prefeituras, órgãos públicos, entidades de classe e empresas que estão nos auxiliando a multiplicar a mensagem de compartilhamento seguro e respeito mútuo nas vias”, ressalta.

Estande

No estande montado no Parque de Exposições, o Detran-GO conta com um simulador de direção, onde os visitantes podem vivenciar situações adversas no trânsito, como os riscos de dirigir sob efeito de álcool, aquaplanagem e outras. Os visitantes também podem conhecer a maquete do Detranzinho, projeto que consiste na transmissão de conhecimentos sobre trânsito em diferentes estágios. A maquete é uma mini-cidade montadas com blocos da Lego Education. O estande funciona das 8h às 00h.

O Maio Amarelo é um movimento mundial que conta com adesão de cerca de 30 países e surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O objetivo é promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil organizada.