Saúde

Dia D contra o sarampo: Crianças de seis meses a cinco anos devem vacinar neste sábado (19)

Este sábado (19) é o “Dia D” de mobilização contra o sarampo. O foco são crianças…

Dia D contra o sarampo: Crianças de seis meses a cinco anos devem vacinar
Dia D contra o sarampo: Crianças de seis meses a cinco anos devem vacinar

Este sábado (19) é o “Dia D” de mobilização contra o sarampo. O foco são crianças com idades entre seis meses e cinco anos. Elas receberão a vacina a Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Goiás, cerca de 900 postos em todos os municípios goianos estarão abertos das 8 às 17h. Em Goiânia, são 72 postos. 80 mil doses foram disponibilizadas para o estado pelo Ministério da Saúde.

A prioridade em vacinar o grupo nessa faixa etária, segundo a gerente de Imunização da SES, Clarice dos Santos, deve-se à elevada incidência da doença no público dessas idades nos registros de surtos em 2019. Só em Goiás, foram confirmados quatro casos de sarampo este ano.

Ainda de acordo com Clarice, crianças até de cinco anos têm maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, pneumonia e infecções no ouvido. “Por isso os pais devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, afirma.

Dados

Segundo a SES, em levantamento realizado na última quinta-feira (17), foram notificados 149 casos de suspeita da doença em Goiás. “Destes, 93 foram descartados e ainda 52 seguem em investigação”, informa a pasta.

Quatro casos foram confirmados: um em Alto Paraíso, um em Posse, e dois em Goiânia. “Com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, a Secretaria executa um plano de contingência da doença no território goiano”, pontua a secretaria.

O sarampo

“O sarampo é altamente transmissível, podendo causar sérias complicações e evoluir para óbito”, pontua Secretaria Estadual de Saúde. A transmissão da doença pode se dar por meio da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, principalmente em locais fechados.

Os sintomas do sarampo são febre alta, tosse, coriza e conjuntivite. Além disso,  manchas brancas podem aparecer na mucosa bucal.