DERRUBADA ILEGAL

Dois são detidos suspeitos de desmatar reserva ambiental em Mundo Novo

Dois homens foram detidos suspeitos de desmatamento de uma área de reserva ambiental no assentamento…

Dois homens foram detidos suspeitos de desmatamento de uma área de reserva ambiental no assentamento Santa Maria, em Mundo Novo. (Foto: divulgação/PM)

Dois homens foram detidos suspeitos de desmatamento de uma área de reserva ambiental no assentamento Santa Maria, localizado na cidade de Mundo Novo, a cerca de 420 quilômetros de Goiânia. O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (27) e a Polícia Militar (PM) constatou a derrubada de Aroeiras, Jatobás-de-Mata, Ipês e Bauru. Armas e equipamentos utilizados no crime também foram apreendidos.

O desmatamento foi descoberto após a PM receber denúncia anônima sobre forte movimento de corte e derrubada de árvores no assentamento. As equipes se deslocaram até uma propriedade nas proximidades da reserva. O dono do local, segundo a corporação, seria um dos responsáveis pela comercialização ilegal das madeiras nobres.

Lá, os militares encontraram dois homens que confirmaram executar o corte e derrubada das árvores na região. Durante buscas, foram localizadas 50 lascas e 2 mancos de Aroeira escondidos em um mato dentro da propriedade.

Na casa em questão, os policiais também apreenderam redes de pesca, armadilhas utilizadas na captura de peixes, coronhas, canos de espingardas e munições. Também foi encontrada uma moto usada para transportar as lascas e estacas de dentro da mata.

Ainda de acordo com a PM, as equipes percorreram cerca de 7 km da reserva ambiental e constataram a derrubada de 36 Aroeiras, 3 Jatobás-de-Mata, 2 Ipês e 1 Baru. Na mata, foram localizadas uma carretinha para moto e uma motosserra usadas no crime ambiental.

Os autores foram conduzidos para a delegacia de Nova Crixás. O dono da propriedade não estava no imóvel e não foi localizado.