CONSCIENTIZAÇÃO

Duas toneladas de lixo flutuante são retiradas do Rio Meia Ponte

A Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB-GO) retirou aproximadamente duas toneladas de lixo flutuante…

Duas toneladas de lixo flutuante são retiradas do Rio Meia Ponte (Foto: Divulgação - OCB-GO)

A Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB-GO) retirou aproximadamente duas toneladas de lixo flutuante do Rio Meia Ponte, neste sábado (27). A ação aconteceu em um ponto popularmente conhecido como “ilha do lixo”, na divisa entre os municípios de Bela Vista de Goiás e Hidrolândia.

Segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), a “ilha do lixo” foi percebida durante uma expedição em junho, enquanto o grupo realizava outro projeto. Dessa vez, aproximadamente cem pessoas ajudaram na remoção dos detritos, entre escoteiros, bombeiros mirins, voluntários, uma equipe técnica liderada por ambientalista e pessoal do Sistema OCB-GO.

Para conseguir executar a tarefa, foi necessário um enorme esforço braçal e apoio de muitas cooperativas, como o Sistema Sicoob, Coapil, Cresol, Sicoob SecoviCred e Unimed Goiânia. De acordo com o OCB, as cooperativas deram o suporte financeiro, já que a ação custou R$ 5 mil. Já a Prefeitura de Bela Vista de Goiás ajudou com tendas e lanches. A equipe Navegar Pela Vida auxiliou no transporte do material recolhido.

Estima-se que existem aproximadamente de 6 a 7 toneladas de lixos no local

Estima-se que existem aproximadamente de 6 a 7 toneladas de lixos no local (Foto: Divulgação – OCB-GO)

O superintendente do Sistema OCB, Jubrair Gomes Caiado Júnior, informou que a equipe conseguiu recolher somente duas toneladas de lixo. Entretanto, estima-se que existem aproximadamente de 6 a 7 toneladas de lixos no local. Como se tratava de muito lixo, a equipe não conseguiu recolher tudo em um dia só. A data da próxima ação ainda será definida.

O material foi recolhido por pessoas e colocado em sacos plásticos. Depois, os sacos foram transportados por meio de barco para a outra margem. Então, o material foi pesado e colocado sobre o caminhão. Agora, tudo que foi recolhido segue para a Cooperbela, que vai fazer a triagem para avaliar o que é reciclável e o que é lixo. O que não puder ter nova destinação, irá para o aterro.