FIQUE LIGADO

Educação em Goiás alerta para inscrições do Encceja 2024

Podem participar jovens e adultos que não concluíram os Ensinos Fundamental e Médio na idade certa e que desejam obter a certificação nessas etapas da Educação

Educação em Goiás alerta para inscrições do Encceja 2024
Educação em Goiás alerta para inscrições do Encceja 2024 (Foto: Alexandra Rita - Seduc)

Jovens e adultos de Goiás e do Brasil que não concluíram seus estudos podem se inscrever, a partir da próxima segunda-feira (29), no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024, alerta a secretaria de Estado de Educação (Seduc). Interessados devem acessar o site enccejanacional.inep.gov.br/encceja para realizar a inscrição.

No cadastro, é preciso informar o CPF, a data de nascimento, o nível de ensino para qual deseja a certificação e o município onde irá realizar o exame. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de maio.

Segundo a Seduc, estão aptos a participar os jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Estes precisam ter, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio.

O Encceja existe desde 2002. Ele visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental e Médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação. Neste ano, as provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal no dia 25 de agosto.

“Investir em educação é o caminho para o desenvolvimento do Estado”, declara a secretária Fátima Gavioli. Ela cita, ainda, que com o programa EJATEC o Estado conseguiu atender uma demanda de jovens e adultos que não conseguiriam ir à escola todos os dias. “Melhorar a educação passa por ajudar todos a terminarem o Ensino Médio com qualidade, e isso ocorre em Goiás”, enfatiza.