NÚMEROS ALARMANTES

Em Goiás, quase 20 mil novos casos de feminicídio e violência doméstica foram registrados em 2023

A Justiça de Goiás já contabiliza 19.240 novos casos de feminicídio e violência doméstica e…

Auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência vai à sanção
Auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência vai à sanção (Foto: Marcos Santos/USP)

A Justiça de Goiás já contabiliza 19.240 novos casos de feminicídio e violência doméstica e familiar contra a mulher. No total, 53.727 processos relacionados aos referidos crimes tramitam na justiça goiana neste ano. Se o cenário for ampliado para os últimos cinco anos, os números chegam a quase 100 mil. Os dados foram divulgados na sexta-feira (11).

Dos últimos cinco anos, foram concedidas 32.629 medidas protetivas de urgências. Os números assustam e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás realiza, a partir da próxima segunda-feira (14), a 24ª edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa, na sede do Poder Judiciário, no Setor Oeste.

Além de palestras e ações pela conscientização sobre a violência de gênero, a Semana da Justiça Pela Paz em Casa também priorizará a análise de processos, audiências e júris. Em todo o estado, serão analisados 1,2 mil processos desta natureza. Apenas em Goiânia e Aparecida de Goiânia serão realizadas 500 audiências. O Ministério Público do Estado de Goiás e a Defensoria Pública Estadual são parceiros nesta força-tarefa.

“Temos uma responsabilidade muito grande, pois, infelizmente, ainda somos um dos países com maiores índices de feminicídio e temos números e histórias aterrorizantes de estupros e outras violências contra a mulher. Então, temos de debater incansavelmente esse assunto e trabalhar para mudar essa realidade”, afirmou a titular da Coordenadoria da Mulher, juíza Marianna de Queiroz.