Em nova tentativa de reaproximar-se do agro, Caiado defende proteção de propriedades rurais em encontro da Frente Parlamentar da Agropecuária
“Em Goiás, não temos invasão de terras”, afirma governador
O governador Ronaldo Caiado segue tentando reconciliar-se com o agronegócio depois dos desgates da criação da taxação do setor. Nesta terça-feira (25) ele fez novo movimento nesse sentido. Em encontro da Frente Parlamentar da Agropecuária, em Brasília, defendeu de forma enfática a proteção das propriedades rurais, tema fundamental para o setor no momento em que o MST lidera uma série de invasões de terras pelo país. “É inadmissível que se coloque em risco um segmento que traz condições de equilíbrio fiscal para o país e ao mesmo tempo oportunidades de emprego e avanços”, afirmou o chefe do executivo goiano.
“Cabe ao governador e às forças de segurança manterem a paz no campo. Em Goiás, não temos invasão de terras”, garantiu Caiado.
Caiado sempre defendeu com fervor o setor, mas a criação da Taxa do Agro criou indisposição dos ruralistas goianos com o governo estadual.
No Estado, somente em 2022, foram registradas 32 tentativas de invasão a propriedades, contra 16 neste ano, todas sem sucesso e encerradas de forma pacífica. A efetividade foi atribuída pelo governador ao Batalhão Rural da Polícia Militar, criado em 2019.
Caiado foi um dos convidados da reunião, que contou ainda com a presença dos governadores do Paraná, Ratinho Júnior, e de Mato Grosso, Mauro Mendes.
“O governador Caiado é um ruralista”, afirmou o deputado federal Pedro Lupion (PR), presidente da FPA.
(Com informações da Secom estadual)