Terapia

Em projeto da UFG, cachorros visitam setor de internação do Crer

Sete cachorros estiveram, na sexta-feira (14), no setor de internação do Centro Estadual de Reabilitação…

Em projeto da UFG, cachorros visitam setor de internação do Crer
Em projeto da UFG, cachorros visitam setor de internação do Crer

Sete cachorros estiveram, na sexta-feira (14), no setor de internação do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e alegraram os pacientes. A visita é parte do projeto Terapia Assistida por Animais (TAA), da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Kadu, Lord, Leko, Romeu, Coyote, Baru e da Layka foram os cães terapeutas que passaram pela unidade de saúde. Conforme a coordenadora do TAA, professora Kellen de Sousa Oliveira, estudos comprovam que a terapia com animais traz benefícios. “Mentais, físicos e psicológicos”, ressalta.

Ainda de acordo com ela, esta terapia apresenta, também, melhora da ansiedade e dos sintomas da depressão. “E o aumento do sentimento de autoestima.”

Responsável por implementar o projeto de visita canina, Eduardo Carneiro, supervisor multiprofissional de reabilitação do Crer, acredita que a interação trará resultados positivos no fim do tratamento. “A saúde emocional do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento multiprofissional que realizamos. E a presença dos cães promove alegria, interação, bem-estar, e renova a força do paciente para continuar lutando por seu tratamento.”

Pacientes

A visita durou cerca de 45 minutos. Os cachorros estavam acompanhados por um médico veterinário, profissionais do centro, além de seus tutores. Com o sucesso do encontro, a ação passará a ocorrer mensalmente no local.

Bianor Cristalino Ferreira, de 75 anos e internado há 28 dias para a reabilitação, aprovou a visita. “Hoje eu vivi um momento único na minha vida. Não tenho palavras para agradecer o que o Crer faz por nós.”

“Estou muito feliz, sou apaixonada em cachorro, quero levar um pra minha casa”, disse Roberta Ribeiro Cirqueira, de 6 anos. Ela está internada para uma cirurgia e não conseguiu conter a alegria ao ver os pets chegarem em seu quarto.