CORONAVAC

“Era o lote mais aguardado”, diz Caiado sobre vacinas destinadas a idosos

Em entrevista coletiva durante a chegada de 77,8 mil doses da Coronavac em Goiás, na…

Caiado nega exigências de troca de diretor de presídio em Aparecida
Governador Ronaldo Caiado (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Em entrevista coletiva durante a chegada de 77,8 mil doses da Coronavac em Goiás, na manhã deste domingo (7), o governador Ronaldo Caiado (DEM) disse que trata-se do lote mais esperado. Isso porque a quantidade de vacinas deve servir para imunizar 100% de idosos acima de 85 anos de todo o estado. Doses serão enviadas aos municípios e a vacinação deve ter início a partir de segunda-feira (8).

“Esse era o lote que eu mais esperava. Indiscutivelmente. É uma esperança enorme em atingir a faixa etária que tem o maior risco de complicações e o maior percentual de letalidade. Para os idosos, é a esperança de continuar vivendo”, afirmou.

De acordo com o governador, o estado tem 30 mil doses da vacina em estoque, e, com as 77,8 mil doses recém-chegadas, deve vacinar 100% dos idosos acima de 85 nos próximos dias.

Durante a coletiva, Caiado informou que os idosos compõem o grupo prioritário do mencionado lote. “Não tem ninguém que vai furar fila nesse processo e nem se intitular de uma profissão A ou B para se vacinar. Nosso ordenamento será por faixa etária. Primeiro acima de 90 anos, depois acima de 85, e assim sucessivamente”, comentou.

Ao todo, cerca de 55 mil idosos devem ser vacinados em Goiás nos próximos dias. Segundo o governador, cada município já tem mapeado a quantidade de idosos e vai receber a mesma quantia de vacinas. “Nossa orientação é para que haja postos de vacinação drive-thru para evitar aglomerações e dar maior agilidade no processo”.

Pedidos

Mais uma vez, Caiado pediu ajuda da população para evitar aglomerações. “Estamos ampliando os leitos de UTI e repassando respiradores às cidades, além de buscar parcerias com o Hospital das Clínicas. Mas não adianta apenas aumentar leitos, é preciso conscientização. A vacina está aí, não podemos deixar a saúde pública e evitar o colapso”, disse.

Além do pedido de conscientização, o governador solicitou apoio da população, imprensa e agentes fiscalizadores para denunciar pessoas que, eventualmente, furem a fila da vacinação. “Volto a dizer: nosso foco são as pessoas idosas, qualquer pessoa imunizada fora disso terá de ser responsabilizada”.