MAIS PROBLEMA

Esgoto lançado no Meia Ponte é uma das causas da enchente no Conjunto Caiçara, diz Defesa Civil

A Defesa Civil afirma que o lançamento de esgoto no leito do rio Meia Ponte…

Enchente causada pelo transbordo do Rio Meia Ponte invadiu casas e afetou ao menos 5 famílias no Conjunto Caiçara, em Goiânia. (Foto: Corpo de Bombeiros)
Enchente causada pelo transbordo do Rio Meia Ponte invadiu casas e afetou ao menos 5 famílias no Conjunto Caiçara, em Goiânia. (Foto: Corpo de Bombeiros)

A Defesa Civil afirma que o lançamento de esgoto no leito do rio Meia Ponte contribuiu para que houvesse uma enchente que invadiu a casa de cinco famílias no Conjunto Caiçara, no último domingo (20), em Goiânia.

Equipes da Defesa Civil estiveram na Alameda Dona Iracema na manhã desta segunda-feira (21) para fazer uma averiguação de áreas de risco, quando identificaram o esgoto lançado de forma irregular.

O coordenador de áreas de risco, Marcelo Luz, explicou que, além de poluir o rio, o lançamento de esgoto impede que as águas das chuvas, chamadas de águas pluviais, acessem o leito.

Em outras palavras, o Meia Ponte transborda pelo alto volume de chuvas, mas também pelo fato das águas pluviais não escorrerem devido ao lançamento de esgoto. Isso faz com que  o Conjunto Caiçara fique mais vulnerável a enchentes.

“Esse lançamento no leito do rio Meia Ponte causa refluxos do esgoto de volta para a Alameda Dona Iracema. As águas pluviais que descem da parte mais alta do setor não escorrem para o Rio pelo fato de ter esse acesso do esgoto direto na caixa do Meia Ponte”, explica Marcelo.

De acordo com o coordenador, diante da evidência, a Defesa Civil vai fazer um relatório para encaminhar para as secretarias responsáveis.

Cinco casas foram atingidas pela água após o Rio Meia Ponte transbordar (Foto: Corpo de Bombeiros)

Enchente no Conjunto Caiçara

A enchente invadiu casas e afetou ao menos 5 famílias no Conjunto Caiçara, na tarde de sábado (19). O Corpo de Bombeiros precisou resgatar 10 pessoas, sendo três crianças, já que a água atingiu aproximadamente 1,20 metros de altura.

As vítimas foram encaminhadas para residências de familiares ou abrigos. Quem se recusou a sair recebeu orientação a respeito dos riscos de permanecer no local. Ninguém ficou ferido.