CAPACITAÇÃO

Estilista formada na Inglaterra dá treinamento a detentas de Luziânia

O projeto de ressocialização Tecendo um Novo Futuro, da Unidade Prisional Regional Feminina (UPRFEM) de…

Foto: DGAP

O projeto de ressocialização Tecendo um Novo Futuro, da Unidade Prisional Regional Feminina (UPRFEM) de Luziânia, ganhou ares internacionais com os ensinamentos da estilista Ana Andrade. Formada pela Central Saint Martins – University of the Arts London, na Inglaterra, Ana está no município do Entorno do DF para capacitar as detentas da unidade em atividades ligadas ao artesanato e criação de peças.

A designer de moda é natural de São Paulo, mas atualmente mora em Londres. Para ela, o projeto de ressocialização oferecido às mulheres na unidade prisional a inspirou a oferecer o treinamento. “Sempre fui envolvida com movimentos sociais e eu acredito que a questão carcerária é muito importante. Nós estamos lidando com pessoas marginalizadas pela sociedade que merecem todo apoio para serem reinseridas”, diz.

Ao todo, 10 reeducandas participam das aulas de Ana. O treinamento teve início com aprimoramento de técnicas de costura, acabamentos de produtos feitos com folhas e outros pontos de costura e formas de montar peças. Logo em seguida, as detentas passaram a aprender a aperfeiçoar o crochê e montaram uma biblioteca de pontos, de forma a tomar conhecimento dos diferentes tipos de pontos que existem.

Além dessas técnicas, a estilista oferece capacitação em modelagem plana, oficina de desenho, desenvolvimento de vestidos em manequins e outros.