Mente brilhante

Estudante goiano desenvolve projeto de aplicativo para deficientes visuais se locomoverem com segurança

O estudante goiano João Henrique Rinaldi, 11, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental de…

O estudante goiano João Henrique Rinaldi, 11, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental de um colégio particular em Goiânia, desenvolveu uma proposta de aplicativo para auxiliar a locomoção de pessoas com deficiência visual. A ideia foi desenvolvida no Projeto Câmara Mirim, da Câmara dos Deputados, em Brasília, e foi escolhida para se tornar um Projeto de Lei, cuja votação está prevista para esta sexta-feira (26) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O aplicativo proposto pelo estudante terá um comando de voz para que os deficientes visuais possam se locomover com segurança em vias públicas, com fiscalização das prefeituras. Caso seja aprovado, o aplicativo será desenvolvido com recursos oriundos de multas de trânsito.

Para a professora de João Henrique, Mariana Guimarães, esse é um importante exercício de representação política que trabalha cidadania e democracia. “Já faz três anos que participamos dessa atividade e agora tivemos a felicidade de ter um projeto selecionado entre quase mil apresentados. Estamos na torcida para que a proposta seja aprovada”, explica a professora.

O estudante acredita que seu projeto colabora para a qualidade de vida de pessoas com dificuldades de locomoção. “Espero que o projeto seja aprovado e essas pessoas tenham ajuda de que precisam. Temos que continuar desenvolvendo ações de acessibilidade para tornar o mundo melhor”, relata o aluno do Colégio Marista. Acompanhado de seus pais, João acompanha a votação em Brasília.