DESCANSO

Após renúncia, dom Washington Cruz vai se mudar para comunidade em Aparecida

A decisão de dom Washington Cruz vem após o Papa Francisco aceitar seu pedido de renúncia, feito por motivos de idade

Após renúncia, dom Washington Cruz vai se mudar para comunidade em Aparecida

Colaborou Maxwell Alves

Arcebispo de Goiânia por quase 20 anos, dom Washington Cruz disse, na última quinta-feira (16), que pretende se mudar em breve para uma comunidade sacerdotal localizada em Aparecida de Goiânia, onde atuará como padre. A decisão do agora administrador apostólico vem após o Papa Francisco aceitar seu pedido de renúncia, feito por motivos de idade: dom Washington tem 75 anos de idade.

Ao Mais Goiás, dom Washington afirmou que seus planos “são os planos de Deus”, e que agora que “Santo Padre aceitou seu pedido de renúncia”, se mudará para uma comunidade de padres em Aparecida de Goiânia. “[Pretendo] ajudar como um padre a todos os outros padres que estão lá, nas atividades pastorais. Me dedicarei muito mais agora à oração, porque já tenho 75 anos, e preciso rezar porque o encontro com o Senhor pode não estar longe”, disse.

Dom Washington deve se tornar arcebispo emérito de Goiânia tão logo seu sucessor, dom João Justino, tome posse. Segundo ele, a nomeação do novo arcebispo foi “uma grande escolha do Santo Padre”. “Dom João Justino é um homem de grande virtude, grande experiência, homem da cultura e da música também. Realmente foi um presente de Deus para todos nós”, declarou.

Dom Washington e Padre Arpuim, em evento na Paróquia Santa Luzia (Foto: Maxwell Alves)

O futuro arcebispo emérito deu as declarações durante os eventos Primavera Social e Horizonte Musical, realizados na Paróquia Santa Luzia, em Goiânia. Os projetos sociais, coordenados pelo Padre Arpuim são voltados para crianças em situação de vulnerabilidade, com oficinas e apresentações culturais e musicais, e que contam com doações da comunidade para serem realizados.

Quem é o sucessor de dom Washington em Goiânia

Com a posse como arcebispo marcada para 16 de fevereiro de 2022, dom João Justino, de 55 anos, é visto como progressista, com posicionamentos em defesa da educação inclusiva e da ciência, e tem até um podcast no Spotify.

Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, o prelado estudou Filosofia, Teologia e Pedagogia, além de ter mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Transferido da Sé de Montes Claros (MG), ele está presente na maioria das redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e até Spotify, plataforma em que mantém um podcast com os programas Testemunho da Luz e Luz para os meus Passos.

O clérigo será empossado arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás e tem posicionamentos considerados progressistas, como a defesa das cotas raciais, povos indígenas e contra projetos conservadores na educação.