PARA EVITAR AGLOMERAÇÃO

Extensões do Eixo Anhanguera serão diretas em Trindade, Goianira e Canedo

Na tentativa de desafogar os terminais de ônibus na Grande Goiânia, a Companhia Metropolitana de…

Mulher é atropelada por ônibus do Eixo Anhanguera no Centro de Goiânia
Mulher é atropelada por ônibus do Eixo Anhanguera no Centro de Goiânia - (Foto: Divulgação)

Na tentativa de desafogar os terminais de ônibus na Grande Goiânia, a Companhia Metropolitana de Transporte s Coletivos (CMTC) e a Metrobus decidiram tornar diretas as três extensões do Eixo Anhanguera nas linhas de Trindade, Goianira e Senador Canedo. A proposta estava em fase testes desde o dia 21 de junho e foi oficializada na última segunda-feira (20).

As extensões funcionam nos mencionados municípios desde 2014 como linhas alimentadores. Antes, os ônibus do Eixo Anhanguera que saíam de terminais de Trindade e Goianira paravam no terminal Padre Pelágio e vice-versa. Do mesmo, a extensão saía de Senador Canedo e tinha como ponto final o terminal Novo Mundo.

Com a mudança, os passageiros que iniciarem viagem em Goianira e Trindade não precisam mais trocar de ônibus e podem seguir viagem até o terminal Novo Mundo. Da mesma maneira, os usuários que saírem de Senador Canedo poderão fazer o percurso no mesmo ônibus até o terminal Padre Pelágio.

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (23), o técnico em transportes da CMTC, Rafael Oliveira, explicou que o intuito é evitar possíveis aglomerações nos terminais da Grande Goiânia. “É um estudo feito há muito tempo e que a população já gostaria de ter. Fizemos testes e aproveitamos o momento de pandemia para fazer essas intervenções visto a necessidade urgente por causa da covid-19”, disse,

Segundo ele, além de evitar as aglomerações, a transformação das extensões em linhas diretas gera conforto e diminui o tempo de viagem dos passageiros. “É uma medida que vai diminuir o fluxo nos terminais, principalmente no horário de pico. O usuário também vai ganhar benefícios porque evita o deslocamento, já que as linhas vão atender o corredor completo”.

Demanda

De acordo com Rafael, o novo atendimento já teve reflexo na quantidade de usuários do Eixo Anhanguera. Ele ressalta que a demanda de passageiros aumentou em 16,03% . Dados do Sistema Integrado de Transportes Coletivos (SIT-RMG) apontam que, no dia 13 de julho, o número de pessoas atendidas foi de 34.612 contra 40.162 registrado na última segunda-feira (20).

No entendimento técnico, esse aumento de usuários reflete aprovação para as viagens diretas. “A gente percebe que, além da reabertura do comércio, os passageiros tiveram mais interesse em utilizar o Eixo Anhanguera por conta dessa modificação. O tempo de viagem é menor e a comodidade é maior”, comentou.

Questionado sobre o aumento da frota de veículos em operação, o técnico em transportes afirmou que a CMTC e Metrobus realizam fiscalização diariamente para identificar eventuais pontos críticos nos terminais. “Quando observarmos a necessidade, acontecerá a inserção de ônibus consequentemente”.

Rafael disse, ainda, que a interdição dos terminais proposta pela RedeMob ainda está em análise, mas, por enquanto, não deve ocorrer. “É arriscado tirar isso agora porque os terminais têm função primordial de distribuir as pessoas na cidade. Tudo está em avaliação, mas não deve ocorrer no momento”, finalizou.