Ausência de profissionais

Fiscalização encontra irregularidades em academias 24 horas, em Goiânia

Um fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Educação Física (Cref 14) encontrou irregularidades em academias…

Um fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Educação Física (Cref 14) encontrou irregularidades em academias que funcionam 24 horas em Goiânia. Segundo a instituição, o principal objetivo era verificar a presença de um profissional qualificado e devidamente registrado para se responsabilizar pelo acompanhamento de alunos em cada estabelecimento.

De acordo com a gerente de fiscalização do Cref 14, Ravenna Bastos Martins, a ação aconteceu na madrugada desta quinta-feira (20), da meia-noite às 5h. Ao todo, três estabelecimentos forma visitados e apenas um deles possuía o profissional exigido.

Em uma das academias, os alunos realizavam os exercícios sem a presença do profissional capacitado e na outra uma pessoa completamente leiga auxiliava os frequentadores do estabelecimento no período da madrugada. “Como não isso não é crime, a pessoa foi levada pela Polícia Militar à Central de Flagrantes, onde um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado por exercício ilegal da profissão”, revela Ravenna.

Os estabelecimentos também sofrerão penalidades diante das irregularidades. Segundo a gerente, os estabelecimentos serão alvo de multa, que pode chegar a 300% do valor pago pela empresa como anuidade ao Cref 14. O cálculo depende da gravidade da infração e também envolve a abertura de um processo ético no órgão contra o responsável técnico do local.

“É de extrema importância saber se o local que você malha tem a presença desses profissionais para sua própria segurança. Temos a lei federal 696/86 que aponta que apenas profissionais de Educação Física, devidamente graduados e registrados no conselho regional da sua região podem atuar nesses casos”, explica Ravenna. Denúncias podem ser encaminhadas ao órgão por meio do www.cref14.org.br.