GESTÃO

Goiânia: atendimentos socioassistenciais e acolhimento de pessoas em situação de rua seguem nos feriados de fim de ano

Central de Óbito, Centro Pop, Casas de Acolhida Cidadã (Cac I e Cac II) e Residencial Niso Prego, além das abordagens sociais realizadas pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), continuam com suas atividades normais durante Natal e Ano Novo

(Foto: Sedhs - Prefeitura de Goiânia)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), mantém normalmente suas atividades socioassistenciais específicas, como Central de Óbito, Centro Pop, Casas de Acolhida Cidadã, Residencial Niso Prego e abordagens sociais programadas, durante os feriados de fim de ano.

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia realizando busca ativa 24 horas por dia. Em média, são realizadas cerca de 40 a 50 abordagens diárias em diversos pontos. O serviço funciona todos os dias, ininterruptamente, em regime de plantão e atende pessoas em vulnerabilidade social que utilizam o espaço público como moradia ou trabalho. A abordagem social conta com diversos profissionais disponibilizados em equipes multiprofissionais formadas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), situado na Alameda Botafogo, número 68, Setor Central, mantém suas atividades normalmente. Na unidade é disponibilizado trabalho técnico para análise de demandas, orientação e encaminhamento aos serviços socioassistenciais e demais políticas públicas que possam contribuir para a autonomia, inserção social e proteção às situações de violência.

Também é oferecido aos visitantes acesso à alimentação, kits de higiene, emissão de documentação, direcionamento para comunidades terapêuticas, casas de passagem, equipes de saúde e assistência social. Paralelamente, são distribuídas refeições em locais específicos como os setores Campinas, Vila Abajá, região da 44, Centro, dentre outros.

As Casas de Acolhida Cidadã (Cac I e Cac II), situadas, respectivamente, no Setor dos Funcionários e Leste Universitário, funcionam como unidades de passagem. As duas casas funcionam 24h e o atendimento prestado inclui a provisão de necessidades básicas, como alimentação, higiene pessoal e pernoite com segurança, atividades ocupacionais, culturais, encaminhamentos ao mercado de trabalho, aquisição de documentos pessoais, ações educativas e de orientação sobre temas diversos e direcionamento para outros serviços da rede de proteção social, dentre outros.

O atendimento é prestado por equipe técnica multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo e pedagogo, e recebe pessoas em situação de rua, em trânsito, como migrante e imigrante no município de Goiânia, ou com vínculos familiares rompidos ou fragilizados. A acolhida pode ser por demanda espontânea (os usuários podem procurar o local espontaneamente) ou por encaminhamento referenciado da rede de serviços.

O Residencial Niso Prego, abrigo municipal, também funciona 24 horas por dia e permanece funcionando normalmente neste período de feriado. O espaço é voltado para o acolhimento de crianças de zero a 12 anos incompletos de ambos os sexos, encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude e conselhos tutelares da região de Goiânia.

A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado. A unidade realiza mensalmente mais de dois mil atendimentos funerários, além dos atendimentos administrativos dos cemitérios municipais Vale da Paz, Jardim da Saudade, Parque e Santana. A unidade também disponibiliza a efetivação da assistência funeral para famílias em situação de vulnerabilidade social. A central está situada na Rua Francisca Costa Cunha D. Tita, nº 679, Setor Aeroporto.