Goiânia cai 50 posições em ranking de competitividade e perde liderança no Centro-Oeste
A capital goiana fez 52,92, ficando no 138º lugar dentre as cidades brasileiras
Estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) mostra que Goiânia caiu 50 posições no ranking de Competitividade dos Municípios, que abrange todas as 410 cidades brasileiras. A capital goiana perdeu inclusive a liderança que tinha dentro da Região Centro-Oeste do país.
No ano passado, Goiânia aparecia como o município do Centro-Oeste brasileiro com melhor posição no ranking nacional de competitividade, com 56,26 pontos.
Em 2023, no entanto, a capital conquistou uma pontuação média de 52,92 pontos, o que a posicionou no 138º lugar do ranking geral e em segundo no Centro-Oeste. Perdendo o posto para Mato Grosso do Sul (MS), que alcançou o 92º lugar no ranking total.
Na terceira posição regional está Cuiabá, capital do Mato Grosso, que ocupa a 139ª posição no ranking total.
Dentre as capitais, Goiânia ficou na 12ª posição.
Outras cidades da região central que também foram incluídas no estudo são Rio Verde, na 140ª posição, e Catalão, na 286ª.
Novo Gama e Luziânia foram os destaques negativos da pesquisa entre os municípios goianos, pois ficaram entre os 50 últimos colocados no ranking geral.
Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Formosa, Cidade Ocidental, Planaltina e Senador Canedo também foram mencionadas no estudo.
O ranking é formado a partir da análise de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: “instituições”, “sociedade” e “economia”. A pesquisa ajuda prefeituras a mapear pontos positivos positivos e negativos da relação entre poder público e o setor privado.