TEA

Goiânia recebe o 1º Congresso Multidisciplinar sobre autismo

Evento acontece de 1 a 2 de junho no Centro de Convenções

Goiânia recebe o 1º Congresso Multidisciplinar sobre autismo
Goiânia recebe o 1º Congresso Multidisciplinar sobre autismo (Foto: Pixabay)

Goiânia recebe, nos dias 1º e 2 de junho, o 1º Congresso Multidisciplinar sobre Autismo. O evento que ocorrerá no Centro de Convenções terá como tema ‘Jornada do Autismo em Goiás’. O intuito é a promoção da conscientização e capacitação para o enfrentamento dos desafios associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Vale citar, o TEA é uma condição complexa que afeta o desenvolvimento neurológico e se manifesta de formas diversas em cada indivíduo. Dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) estimam que 4 milhões de pessoas estejam no espectro, no Brasil. A Organização das Nações Unidas (ONU) acredita que sejam 70 milhões no mundo, com maior incidência em meninos (quatro para um).

Em relação ao congresso na capital goiana, serão 30 palestrantes, entre médicos, advogados, psicólogos, ativistas, autistas e fonoaudiólogos. O encontro abordará questões médicas e terapêuticas até aspectos jurídicos e sociais. Na ocasião, os participantes também poderão compartilhar experiências com outros profissionais e familiares.

Sarita Melo é a idealizadora e fundadora do congresso. Ela é mãe de uma criança autista. Para ela, o evento não serve apenas para disseminar conhecimento, mas para arrecadar recursos em prol da causa autista. “Ainda é preciso desmistificar muito sobre o autismo e a melhor forma é com estudo e consciência. O congresso vem exatamente neste sentido, para incentivar e colaborar com os avanços científicos”, destaca.

Entre os temas, será discutida a questão do diagnóstico tardio do autismo no Brasil, um dos maiores desafios para a condição. Sarita lembra que os sinais geralmente começam a aparecer por volta dos 18 meses. Contudo, o diagnóstico costuma ser feito entre os 3 e 6 anos. Assim, identificar os sinais de forma precoce contribui no desenvolvimento ao direcionar ao tratamento antecipado e adequado.

“Somente com o diagnóstico precoce, e consequentemente uma intervenção multidisciplinar prematura, poderemos oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo”, ressalta Melo. Durante o congresso, terão, ainda, discussões sobre inclusão na escola, bullying, direitos (que muitas vezes são violados), bem como a necessidade de uma maior conscientização e sensibilização da sociedade.

Saiba mais

O que? Jornada do Autismo em Goiás – 1º Congresso Multidisciplinar baseado em evidências
Quando? 1 e 2 de junho
Onde? Centro de Convenções de Goiânia
As inscrições podem ser feitas pelo site do congresso. Clique aqui para acessar
Mais informações pelo número (62) 99820-6865