GRADATIVAMENTE

Minaçu (GO) se antecipa ao resto do estado e libera uso de máscaras em locais abertos

O prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Leréia (PSDB), assinou decreto que acaba com a obrigação…

Máscara deixa de ser obrigatória em ambientes fechados em São Paulo
Foto: Reprodução - Pixabay

O prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Leréia (PSDB), assinou decreto que acaba com a obrigação do uso de máscaras contra covid-19 em locais abertos. A determinação foi assinada pelo prefeito na última sexta-feira (4). Leréia considera que a vacinação de quase 80% da população com segunda dose e 30% com o reforço, além de queda no registro de novos casos, permitiu que se chegasse a esse decreto.

O município, que fica a 490 km de Goiânia, antecipou à Secretaria Estadual de Saúde, que estuda tomar a medida “gradativamente”. Em nota, a pasta diz que vai esperar dados relativos à segunda semana depois do feriado do Carnaval para bater o martelo.

“Qualquer cenário de flexibilização em Goiás só será avaliado após duas semanas do feriado de carnaval, com análise se o período ocasionou novo crescimento da contaminação pelo vírus.” Desta forma, a pasta reforça que continua em vigor o protocolo que exige a utilização do equipamento de proteção individual em ambientes públicos, diante da pandemia da Covid-19.

Vale citar que o boletim integrado da Covid-19 desta terça-feira (8) informa que Goiás está com 49,24% da ocupação dos leitos de UTI destinados ao vírus. São 215 implantados, 97 ocupados, 18 bloqueados e 100 disponíveis. Goiânia, por sua vez, tem 190 leitos implantados, 63 ocupados e 127 disponíveis. Os números representam uma ocupação de 33,16% na capital.

Em relação à vacinação, segundo dados do Painel Covid-19 nesta terça, Goiás já distribuiu 13.159.574 doses. Dessas, 12.041.410 já foram aplicadas. Foram 5.606.807 primeiras doses; 4.804.142 segundas doses ou doses únicas; e 1.535.004 doses de reforço.

Confira a nota da SES-GO na íntegra:

“Continua em vigor o protocolo de exigência do uso de máscaras de proteção individual em ambientes públicos, diante da pandemia da Covid-19. Qualquer cenário de flexibilização em Goiás só será avaliado após duas semanas do feriado de carnaval, com análise se o período ocasionou novo crescimento da contaminação pelo vírus.

Entretanto, pelo atual cenário, o Estado já se prepara para liberar, gradativamente, o uso de máscaras em lugares abertos.

Atualmente, a pasta ainda orienta que, independentemente do local a ser frequentado, as pessoas devem utilizar máscaras de proteção respiratória, de forma adequada (cobrir boca e nariz), mantendo todos os cuidados ao manipulá-las, com trocas periódicas, tal como preconizado em normas previstas em manuais e protocolos de biossegurança.

Por fim, além do uso de máscara, a SES destaca que, apesar de a vacinação ainda ser a melhor estratégia, para se proteger neste momento de circulação da variante Ômicron, que apresenta maior potencial de transmissibilidade, as demais medidas de prevenção da Covid-19 não devem ser menosprezadas.”

Leia também no Mais Goiás

Uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório em 5 estados e DF