Coronavírus

Coronavírus: governador diz que segundo exame feito em repatriados deu negativo

O governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou, em uma rede social, na tarde desta quarta-feira (19),…

O número de mortes por coronavírus no Brasil chegou a 111 neste sábado (28). País já tem 3,9 mil casos confirmados (Foto: Warley de Andrade/TV Brasil)
O número de mortes por coronavírus no Brasil chegou a 111 neste sábado (28). País já tem 3,9 mil casos confirmados (Foto: Warley de Andrade/TV Brasil)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou, em uma rede social, na tarde desta quarta-feira (19), que o resultado do segundo exame feitos na equipe e nos repatriados da China deu negativo para a presença do coronavírus. De acordo com a postagem, a informação foi passada a ele pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

 

A coleta do material para análise foi feita no grupo de 58 pessoas – dentro eles 34 repatriados – que estavam em Wuhan, na China – epicentro do coronavírus – na última segunda-feira (17) . À ocasião, seis técnicos da Secretária Estadual de Saúde (SES) foram à Base Aérea de Anápolis. Ao Mais Goiás, a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, informou que todos os funcionários usaram roupas especiais e máscaras descartáveis.

Flúvia explica que foram colhidas as secreções nasais e das gargantas dos repatriados. “Tudo foi feito pelo swab, que é um cotonete gigante. Esse material foi colocado dentro de um frasco lacrado”, pontuou. A superintendente ressaltou que o exame que foi realizado é bem específico para a descoberta do vírus. “[…]Nós ampliamos a amostra dele e, com isso, a gente sabe que, se for detectado o vírus, o risco de contaminação é alto, mas se não for constado, descarta-se totalmente a suspeita”, afirmou.

No dia, o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que os tripulantes e as demais que pessoa que saíram do país nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) poderiam sair antes do previsto. O Mais Goiás entrou em contato com o Ministério da Defesa e fomos informados, pela assessoria, que não há nenhuma confirmação ou previsão de coletiva para ser discutido esse assunto.

Casos

Segundo o Ministério da Saúde, cinco casos suspeitos estão sendo acompanhados. Entre os possíveis infectados, está uma criança de apenas dois anos de idade. Ainda de acordo com o MS, todos estiveram na China, mas nenhum em Wuhan.

Um dos casos é investigado no Rio Grande do Sul. Segundo o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, o paciente passou pelo teste de vírus mais comuns, como o H1N1, mas os resultados deram negativos. Um nova amostra foi envaida ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O objetivo é uma análise específica quanto ao novo coronavírus. Três dos pacientes passarão por testes para vírus gripais.

Vale ressaltar que, em Goiás, nenhum caso é investigado ou tratado como suspeito.