Saúde

Governo anuncia a criação de mais 70 leitos no Hugol

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) vai receber 70 novos leitos nos próximos…

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) vai receber 70 novos leitos nos próximos três meses. Eles devem contemplar, principalmente, a área de cardiologia. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) durante visita aos leitos pediátricos criados para desafogar o Hospital Materno Infantil (HMI), na manhã desta terça-feira (23).

“Teremos uma abrangência maior, seja neonatal, atendendo pacientes com má formação congênita, sejam cirurgias cardíacas de crianças, problemas coronarianos ou mesmo lesões mais graves, com maior urgência e que não eram atendidas aqui em nosso Estado”, pontua o governador .

O Hugol se tornou uma alternativa para desafogar o Hospital Materno Infantil, que chegou a ser interditado pela Superintendência Regional de Trabalho em Goiás (SRT/GO) em abril deste ano. À época, o documento trazia que o prédio que funciona o hospital apresentava “graves problemas nas instalações elétricas da unidade, que aumentam os riscos de incêndios.”

Além disso, o documento também apontava que o local estava com “péssima estrutura arquitetônica, hidráulica, superlotação e degradação predial, situações que potencializam, entre outras coisas, riscos de infecção, riscos de acidentes do trabalho.”

A situação na unidade se agravou com a morte de uma criança de 5 anos, com Síndrome de Down. O menino chegou a ser atendido e medicado no colo da mãe. Porém, apresentou complicações e morreu horas depois na unidade.

O imbróglio ganhou novos capítulos após a Justiça do Trabalho suspender, no último dia 3 de maio, o pedido de interdição da unidade. Após diversas reuniões entre o MP-GO, secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, e o secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, ficou acertado que o Hugol ganharia dez leitos de UTI e 43 de enfermaria. Fátima também anunciou a contração de 50 pediatras para atender na capital e desconcentrar a emergência do Cais de Campinas.

Crer

O governador também inaugurou outros 20 leitos de internação no Centro Estadual de Reabilitação e Readequação Dr. Henrique Santillo (Crer), na manhã desta terça-feira (23). Destes, 15 estão destinados para pessoas em reabilitação e cinco para pessoas em tratamento cirúrgico na unidade. Apesar da solenidade, os leitos funcionam desde o último dia 28 de junho.

Com o funcionamento do chamado Posto 4, o Crer passa a contar com 176 vagas para internação. Durante os 25 dias de atendimentos, o local já atendeu 24 pacientes. Toda a obra de equipação do local custou R$ 1, 44 milhão aos cofres públicos.