RECLAMAÇÃO

Professores reclamam que foram barrados em reunião com governo sobre UEG

Segundo a Adueg, somente deputados estaduais e o reitor da instituição puderam participar do encontro

Goiás proíbe presença de menores em eventos que contenham cenas de sexo
Goiás proíbe presença de menores em eventos que contenham cenas de sexo (Foto: Divulgação - Secom Goiás)

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Goiás (Adueg) diz que o governo de Goiás vetou a participação de professores na reunião que trataria da carreira deles na UEG, na manhã desta sexta-feira (8). Segundo a Adueg, somente deputados estaduais e o reitor da instituição puderam participar do encontro, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Vale citar, foram os próprios professores que pediram a reunião junto aos deputados. Os docentes, contudo, ficaram de fora. Os parlamentares presentes eram: Antônio Gomide (PT), Mauro Rubem (PT) e Talles Barreto (União Brasil).

Chegamos aqui para participar da reunião agendada com o secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, e tivemos a surpresa de sermos proibidos de entrar. Nós, que solicitamos a reunião, ficamos de fora. Então, mais uma vez, o Governo de Goiás discute a carreira dos professores da UEG sem a participação dos professores da UEG”, afirma Marcelo moreira, presidente da Adueg.

Vale lembrar, entraram de greve na última sexta-feira (1º), mas suspenderam na noite de quarta-feira (6), após decisão judicial. Eles acataram determinação liminar do desembargador Fernando de Castro Mesquita, publicada na terça-feira (5).

A paralisação ocorreu por falta de retorno do governo de Goiás sobre as demandas da categoria. Em 16 de fevereiro, quando foi aprovado o indicativo de greve, a Adueg encaminhou ofício aos responsáveis, mas não teve resposta.

Entre as reivindicações, está o acesso à proposta de Plano de Carreiras dos Docentes da UEG, que tramita na Secretaria de Estado de Administração. A associação pede para integrar o Grupo de Trabalho que está reformulando a carreira. Já a segunda é que o Governo encaminhe ao Legislativo projeto de lei para alteração da Lei do Plano de Carreira dos Docentes da UEG com a extinção do quadro de vagas, a fim de viabilizar as promoções dos docentes (entre classes).

Segundo a Adueg, ainda não houve comunicado do governo de Goiás após a reunião – que não contou com os professores. O Mais Goiás procurou a assessoria de comunicação da gestão e aguarda retorno.