NO AGUARDO

Governo federal ainda não respondeu Goiás sobre envio de vacinas em temperatura errada

A Secretaria de Saúde de Goiás informou que já enviou um relatório ao órgão federal com informações a respeito das inadequações verificadas

Governo federal ainda não respondeu Goiás sobre envio de vacinas em temperatura errada
Vacinas têm alta eficácia contra casos graves de ômicron, mostram dados dos EUA (Foto: Jucimar Sousa - Mais Goiás)

O Ministério da Saúde ainda não emitiu parecer sobre o lote com mais de 44 mil vacinas contra Covid-19 que chegou em Goiás em temperatura inadequada, na última terça-feira (18). A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que já enviou um relatório ao órgão federal com informações a respeito das inadequações verificadas, e aguarda um posicionamento.

Por causa do problema, as 44.300 doses de vacinas pediátricas contra Covid-19 que deveriam ter sido distribuídas aos municípios goianos na última quarta-feira (19) estão paradas na Rede de Frio. Segundo a SES-GO, a equipe técnica da Rede constatou erros na temperatura das caixas de vacinas, que são transportadas sob responsabilidade do governo federal.

De acordo com a SES-GO a um veículo local, as vacinas, que deveriam ter chegado entre -60 e -90ºC, chegaram a -119ºC, ou seja, mais congeladas do que deveriam estar.

Agora, a SES-GO aguarda um parecer do Ministério da Saúde para saber se as doses podem, ou não, serem liberadas.

A reportagem do Mais Goiás entrou em contato com o Ministério da Saúde sobre o caso e aguarda um retorno.