Relações Exteriores

Governo Federal não vai trazer corpo de goiana que morreu na Espanha

O Ministério das Relações Exteriores informou ao Mais Goiás que o Governo Federal não pode…

Governo diz que não pode pagar por despesas para trazer corpo de goiana morta na Espanha
Governo diz que não pode pagar por despesas para trazer corpo de goiana morta na Espanha

O Ministério das Relações Exteriores informou ao Mais Goiás que o Governo Federal não pode assumir despesas com o translado de corpos de volta ao Brasil “por falta de previsão legal”. O órgão divulgou nota oficial na tarde desta quarta-feira (6) ao ser questionado sobre o que está tem sido feito para que o corpo da goiana Marlúcia Aparecida de Souza seja trazido ao Brasil.

A mulher de 41 anos, que é natural de Anápolis, morreu no último dia 3 de novembro na ilha de Marlloca, na Espanha. Uma palmeira caiu sobre ela durante uma forte tempestade que atingiu a região. De acordo com o jornal El Mundo, houve rajadas de vento de até 80 quilômetros por hora (km/h).

O Ministério informa ainda que o Consulado-Geral do Brasil em Barcelona acompanha o caso e está em contato com familiares da brasileira. Ainda em nota, o Itamaraty diz que, em respeito ao direito à privacidade, não pode fornecer mais informações sobre o caso.

Danubia Cristina de Souza é sobrinha da vítima. Ao G1, ela disse que Marlúcia morava na Espanha há sete meses e estava a caminho da missa quando foi atingida. O namorado e a filha da mulher também estavam no local, mas não se feriram.

O Mais Goiás tenta contato com a família da vítima. O espaço está aberto caso queiram se manifestar.

Confira a nota do Ministério na íntegra:

O Consulado-Geral do Brasil em Barcelona acompanha o caso e está em contato com familiares da brasileira. Em atendimento ao direito à privacidade dos envolvidos, bem como à Lei de Acesso à Informação e ao decreto 7.724, o Itamaraty não pode fornecer informações adicionais sobre o assunto.

Esclarecemos também que, por falta de previsão legal, não é possível ao Governo Federal assumir o pagamento de despesas hospitalares de brasileiros no exterior ou de traslado de corpos de volta ao Brasil.