meio ambiente

Governo inicia discussão sobre descarte de eletrodomésticos em Goiás

Governo de Goiás promove workshop no dia 21 de março para discutir implantação de logística reversa na cadeia

Semad quer adotar logística reversa para eletroeletrônicos em Goiás (Foto: Freepik)
Semad quer adotar logística reversa para eletroeletrônicos em Goiás (Foto: Freepik)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) inicia, nesta quinta-feira (20), a discussão sobre o descarte de eletrodomésticos e eletrônicos inservíveis em Goiás, o que inclui geladeiras, máquinas de lavar, fogões, ventiladores, aparelhos de ar condicionado, telefones e computadores, por exemplo.

A Semad deseja implantar nessa cadeia de produtos um sistema de logística reversa, ou seja: estabelecer uma operação, regulamentada pelo governo estadual, que defina para onde o resíduo vai e como ele deve ser tratado em cada etapa. O gerente de Apoio à Política de Resíduos Sólidos da Semad, Fábio Góis, explica que a logística reversa viabiliza a reciclagem de boa parte dos equipamentos.

“A maior parte dos componentes pode ser reaproveitada, depois de combinada com outros elementos. Quanto maior for o percentual de reaproveitamento, menor o volume de itens que vão para disposição final no aterro sanitário. É muito bom para o meio ambiente”, explica Fábio.

O que acontece nesta quinta-feira (21), a partir das 9h, é um workshop online que vai reunir representantes de indústrias, distribuidores, varejistas e todos os atores que têm interesse em fazer parte da discussão. A participação é gratuita, pelo link https://us02web.zoom.us/j/86045196694?pwd=TldXYm16NVlPYjM1N3JDQmhKSE5NZz09

A inscrição é feita pelo seguinte formulário: https://forms.gle/uL3Kp4vhL6TNqz3B9

Participarão a superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Resíduos Sólidos da Semad, Kaoara Batista da Sá; a coordenadora geral de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente, Sabrina Lima; a representante da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Gabriella Camilo; a representante da Green Eletron, Bianca Gondo; o gerente de Difusão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Angelino; o representante da Desctec Natureza e Tecnologia, Dário Ferrari; e o representante da Fecomércio, Marcos Vilela.