DIÁRIO OFICIAL

Governo proíbe acampamentos e atividades que causem aglomeração no Araguaia

O governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou decreto, nesta segunda-feira (10), que limita as atividades na…

Vazão dos rios em Goiás continua crítica mesmo com chuvas do final de semana
Vazão dos rios em Goiás continua crítica mesmo com chuvas do final de semana - (Foto: divulgação)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou decreto, nesta segunda-feira (10), que limita as atividades na região do Rio Araguaia, que gerem aglomerações. O texto consta no suplemento do Diário Oficial do Estado.

“Fica proibida a realização de quaisquer atividades que impliquem em aglomeração de pessoas para o lazer e o turismo na grande região do Rio Araguaia, nela incluídos os trechos do Rio Araguaia e seus afluentes no Estado de Goiás”, inicia a normativa.

Ainda segundo o decreto, estão vedados a realização de acampamentos, bem como a realização de eventos como festas, shows, além de caminhadas ecológicas e passeios ciclísticos, corridas e mais. O texto também prevê a proibição do uso coletivo de beiras de rios, cachoeiras e praias, e a realização de campeonatos de pescaria e outras competições envolvendo esportes náuticos.

“Ficam ressalvadas as atividades de pesca de subsistência realizadas por ribeirinhos e indígenas”, excetua. Entre as punições, ressalta-se, o texto prevê multas de até R$ 500 mil.

A temporada de férias do Rio Araguaia, destaca-se, começa em 1º de julho. No ano passado, contudo, ainda em junho o governo de Goiás cancelou o evento para combater a pandemia do novo coronavírus.

O Vale do Araguaia é composto por sete municípios. São eles: Aragarças, Aruanã, Baliza, Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia. A região é rica em terras férteis e atrativos turísticos

Confira o texto na íntegra AQUI.