ELEIÇÕES 2022

Um dia após carta de prefeitos do MDB em apoio a Caiado, Gustavo Mendanha sai de férias

Um dia após a publicação de carta com assinatura de 27 prefeitos favoráveis ao apoio…

Emedebistas querem que vencidos, entre eles Mendanha, respeitem decisão de aliança com Caiado
Emedebistas querem que vencidos, entre eles Mendanha, respeitem decisão de aliança com Caiado (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Um dia após a publicação de carta com assinatura de 27 prefeitos favoráveis ao apoio do partido ao governador Ronaldo Caiado (DEM), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), saiu em férias por cinco dias com a família. Defensor de candidatura emedebista própria, o chefe do Executivo aparecidense parece ficar isolado dentro do partido.

Em publicação no Twitter, na tarde desta quinta-feira (15), o prefeito mantém sua posição a favor do que chama de “alternativa para os goianos”. Ele propõe uma consulta para ouvir filiados do MDB em 246 municípios goianos para a tomada de decisão.

“A partir desta consulta democrática devemos marchar unidos na posição do MDB Goiás. Já dizia o Senhor Diretas, Ulysses Guimarães: a história nos desafia para grandes serviços, nos consagrará se os fizermos, nos repudiará se desertarmos”, publicou.

A carta tem assinatura de 27 dos 28 prefeitos do MDB e desmente Gustavo, que havia dito que 80% do grupo era a favor de candidatura própria ao governo. Em entrevista ao jornal O Popular no dia 7 de julho, Gustavo disse: “Aqueles [prefeitos] com os quais conversei são contra. É fácil, faça uma consulta aos prefeitos e diretórios. O que ouço é que mais de 80% são a favor de candidatura própria. Único que me falou que defende aliança foi Humberto Machado, de Jataí, que parece ter apoio de Caiado. Eu visitei mais de 40 cidades. É certo que alguns prefeitos têm expectativa de receber recursos do governo, mas se ouvir todo mundo é outra história. Não tenho dúvidas de que a maioria absoluta é contra a aliança com Caiado. Todos onde andei são contra, todos”.

Gustavo não foi convidado para a reunião realizada na executiva do MDB na tarde de quarta-feira (14) em que os prefeitos do partido formalizaram anúncio de apoio ao projeto de reeleição de Caiado. O prefeito de Aparecida estava em agenda em Brasília.

A carta dos prefeitos faz alusão ao posicionamento de Gustavo Mendanha e cita fatores externos ao MDB. “Respeitamos as opiniões divergentes que naturalmente existem dentro do nosso partido e estamos permanentemente à disposição para o diálogo. Mas também não podemos deixar que a força e a credibilidade do MDB goiano sejam utilizadas para escorar projetos políticos de grupos que nunca representaram os ideais e as práticas que defendemos”, diz o documento.

Candidatura

Sem citar nomes, os prefeitos aludem ao fato de que Gustavo Mendanha estaria sendo aconselhado pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB). O aparecidense, no entanto, nega que haja qualquer influência do tucano. No entanto, ele nunca negou a intenção de concorrer à governador em 2022, embora dê precedência para o presidente do MDB, Daniel Vilela.

O deputado federal Delegado Waldir (PSL) é um dos entusiastas da candidatura de Gustavo Medanha. Ele avalia que se trata de um grande nome e diz estar empenhado para que ela saia do papel (inclusive confirma que fez convite à primeira-dama de Aparecida, Mayara Mendanha, para concorrer a deputada federal em 2022).