SAÚDE

HDT promove teste rápido de HIV em Goiânia nesta quarta-feira (13)

Os testes rápidos serão realizados na tenda ao lado do ambulatório da unidade do Governo de Goiás, no Jardim Bela Vista, das 8 às 17 horas

Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) (Foto: Governo de Goiás)

Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês internacional de combate à Aids, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) promove, nesta quarta-feira (13), a realização de testes rápidos de HIV. Serão disponibilizados cerca de 500 testes rápidos para o diagnóstico da doença.

Os testes rápidos serão realizados na tenda ao lado do ambulatório da unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), no Jardim Bela Vista, das 8 às 17 horas. Eles serão aplicados por uma equipe de saúde referência no Estado no tratamento da infecção.

Como é feito o teste rápido de HIV?

Para a realização do teste, a coleta do sangue é feita na ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 30 minutos. As pessoas com resultado positivo serão orientadas por uma equipe composta por médicos, psicólogos e enfermeiros sobre o tratamento, seguindo todos os protocolos de sigilo. Também serão distribuídos preservativos femininos e masculinos e material educativo, além da realização de minipalestras sobre Profilaxia Pós-Exposição (PE) e a Profilaxia Pré-Exposição (Prep).

Segundo a diretora-técnica da unidade, a médica Karine Borges de Medeiros, o primeiro receio das pessoas é fazer o exame.

“A testagem é muito importante para que se tenha o diagnóstico precoce. Descobrir o diagnóstico, o quanto antes, permite que o tratamento seja iniciado o mais breve possível, para que o paciente tenha condições de reduzir sua carga viral, reduzindo também o risco de transmitir o HIV para terceiros”, pontua.

Dezembro Vermelho

Esta ação que disponibiliza teste rápido de HIV faz parte da programação do Dezembro Vermelho, dedicado a promover a prevenção, a educação e a solidariedade em relação às pessoas que vivem com HIV/aids. É importante de se informar sobre a doença, diagnosticar com precocidade, combater o estigma e apoiar as pessoas que vivem com a infecção.

É importante salientar que preservativos femininos e masculinos são disponibilizados gratuitamente para a população durante todo o ano nas unidades básicas de saúde. Além disso, é possível realizar a testagem rápida contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis em unidades básicas de saúde.