Hetrin realiza primeira captação de órgãos para transplantes
Foi realizada captação de fígado e córneas
A primeira captação de órgãos para transplantes do Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), foi realizada na última sexta-feira (31). Córneas e fígado coletados foram doados por um paciente que esteve internado na UTI do hospital com quadro de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC).
Segundo o Hetrin, o fígado do paciente foi enviado para o Distrito Federal, enquanto as córneas permanecem em Goiás.
“Comunicamos imediatamente os familiares e a Organização de Procura de Órgãos para, então, iniciarmos um protocolo extremamente rigoroso, quando realizamos dois exames clínicos, mais um exame de fluxo sanguíneo cerebral, como o doppler com arteriografia, ou de atividade elétrica, como o encefalograma, e uma série de outros procedimentos”, explica o coordenador-geral do Hetrin, Weber Tobias.
“Apesar de ser um momento difícil, os familiares tiveram a sensibilidade de respeitar o desejo do paciente e autorizar a doação. Por isso, é muito importante que as famílias conversem sobre o desejo de ser um doador de órgãos e tecidos, pois este ato pode salvar vidas”, afirma Vânia Fernandes, diretora do Hetrin.
O trabalho foi realizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) e Gerência de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
Lista de espera
O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo financiamento de aproximadamente 95% dos transplantes no País. Apesar do grande volume de procedimentos de transplantes realizados, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão ainda é grande.
De acordo com a Análise Situacional dos Transplantes em Goiás, disponível na Gerência de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), o Estado realizou, em 2021, mais de 280 entrevistas com as famílias acerca da doação de órgãos, mas apenas 86 doações foram realizadas. E foram captados 216 órgãos (152 rins, 48 fígados, 13 corações e 3 pâncreas), dos quais 102 foram encaminhados para outros Estados, por questões de credenciamento e logística.
