"CANTEIRO"

Hospital Regional de Catalão está 50% pronto e deve beneficiar 320 mil pessoas, diz Adib

"Este é o maior hospital em construção no interior do Brasil. Vamos minimizar a dor dos pacientes e dos familiares que ainda hoje precisam se deslocar daqui para outras cidades e chegam praticamente esgotados depois de enfrentar as viagens”

Hospital Regional de Catalão está 50% pronto e deve beneficiar 320 pessoas, diz Adib
Hospital Regional de Catalão está 50% pronto e deve beneficiar 320 pessoas, diz Adib (Foto: Divulgação)

O prefeito de Catalão, Adib Elias, apresentou o andamento das obras do Hospital Regional, que já está com 50% dos trabalhos concluídos. Na última quinta (20), ele esteve no “canteiro” com lideranças políticas, secretários municipais, empresários, vereadores e prefeitos das cidades vizinhas.

“Eu fiz o convite para vocês sentirem a tamanha importância do benefício que vai atender pessoas de todas as partes, mas principalmente da região da estrada de ferro (Sudeste de Goiás), que tem cerca de 320 mil habitantes. Este é o maior hospital em construção no interior do Brasil. Vamos minimizar a dor dos pacientes e dos familiares que ainda hoje precisam se deslocar daqui para outras cidades e chegam praticamente esgotados depois de enfrentar as viagens”, comemorou Adib.

Conforme lembrado pelos presentes, saem, pelo menos, 60 ambulâncias da região todos os dias em direção a Goiânia e outras cidades grandes. A ideia é que o hospital regional supra essa necessidade.

Estava presentes os prefeitos de Goiandira, Davinópolis, Anhanguera, Pires do Rio, Ipameri, Cumari, Três Ranchos e Ouvidor.

Hospital

O custo da obra é de cerca de R$ 100 milhões, aplicados em 12.610 m² de área construída, inclusive espaço para pouso de helicóptero. Os recursos são da Prefeitura de Catalão e emendas parlamentares para aquisição de mobiliário e equipamentos. A manutenção ficará sob responsabilidade do Governo do Estado. Estas devem ser de R$ 15 milhões mensais. Concluído, ele terá procedimentos de alta complexidade, com capacidade de 1.500 atendimentos por dia.

Estão inclusos: pronto-socorro, ambulatórios, área de reabilitação, UTI adulto, UTI pediátrica, UTI neonatal, UTQ (para queimados), maternidade com 2 centros cirúrgicos de obstetrícia, 6 salas cirúrgicas, 200 leitos de internação, completo centro de exames, laboratórios e área para hemodiálise. Além disso, serão viabilizados recursos para tratamento para pessoas com tumores e câncer (Oncologia).

Ainda em relação ao hospital, este também servirá de base de aprendizado para os estudantes dos cursos de Medicina, Ciências Biológicas, Enfermagem e Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), dando qualificação às várias especialidades dos recém-formados. Ele deve ser inaugurado entre janeiro e fevereiro de 2024.