NORMA MUNICIPAL

Hotéis de Caldas reabrem nesta quarta; comércio fechará em dois finais de semana

A Prefeitura de Caldas Novas não acatou a íntegra das recomendações do Governo Estadual de…

Caldas Novas é eleito o quinto município mais atrativo do Brasil
Caldas Novas é eleito o quinto município mais atrativo do Brasil (Foto: reprodução)

A Prefeitura de Caldas Novas não acatou a íntegra das recomendações do Governo Estadual de quarentena intermitente, isto é, fechamento do comércio por 14 dias e abertura pelo mesmo período. O novo decreto do município reafirma a autorização de reabertura de hotéis e pousadas nesta quarta-feira (1º/7). Atividades comerciais também permanecem em funcionamento, mas terão de fechar nos próximos dois finais de semana.

Para reabrirem, os hotéis e pousadas deverão cumprir as exigências estipuladas no decreto do dia 17 de junho. Os locais só podem funcionar com 50% da capacidade total e precisam adotar normas sanitárias como uso de máscara de proteção, distanciamento social e higienização. De acordo com o prefeito Evandro Magal, as reservas de hotéis estão baixas e apenas 300 pessoas devem se hospedar em toda a rede. Flats e apart hotéis seguem sem receber clientes.

O novo decreto publicado na terça-feira (30) alterou o horário de funcionamento de alguns segmentos. O comércio varejista, supermercados, frutarias, verdurões, açougues, padarias, lanchonetes e distribuidoras de bebidas, que antes funcionavam até às 19h, agora poderão ficar abertos até às 20h.

Por outro lado, o horário fechamento de bares, salões de beleza, barbearia e academias continua o mesmo: 19h. Restaurantes, pizzarias e pit dogs podem funcionar até às 22h. Todos estes estabelecimentos comerciais, porém, devem fechar as portas nos próximos dois finais de semana, nos dias 4, 5, 11 e 12 de julho. Após este período, as atividades estarão liberadas novamente.

Aos finais de semana somente farmácias, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e provedoras de internet para serviço de manutenção podem continuar em funcionamento. As padarias estão autorizadas a abrir até às 11h e as unidades de saúde, inclusive veterinárias, poderão atender apenas casos de urgência e emergência. Restaurantes e borracharias localizadas nas rodovias de acesso a Caldas Novas também estão autorizados.

Supermercados não funcionarão aos sábados e domingos. Os serviços de Delivery e Drive Thru estão permitidos para compras de comida e lanche. Não será permitida venda de bebida alcoólica nesta modalidade de compra. Aulas presenciais seguem sem data prevista para retorno. Área de lazer de condomínios e residenciais permanecem fechadas.

Casos ativos e leitos de UTI

Em transmissão ao vivo nas redes sociais na noite de terça-feira (30), o prefeito Evandro Magal salientou que as medidas foram elaboradas pelo Comitê de Crise e seguiram dados científicos, com base na quantidade de casos e óbitos pela covid-19 na cidade. O gestor ressaltou que o município possui 70 casos de covid-19 acumulados. Deste número, 26 estão ativos e 41 foram curados. Caldas Novas também registrou três mortes pela doença e investiga um óbito.

O prefeito informou que a cidade possui, a partir desta quarta-feira (1º), 12 leitos de UTI exclusivos para o tratamento do coronavírus, sendo dois deles na rede privada. Apenas um paciente está internado com a doença, segundo o gestor. Além disso, a cidade possui 19 leitos clínicos para isolamento.

“Nosso cenário epidemiológico permite essa flexibilização com ressalvas. Respeitamos o decreto estadual e vamos colaborar com o Governo fechando a cidade por dois finais de semana. O comerciante não pode ser penalizado. A grande maioria do comércio tem seguido os protocolos de segurança. Aqueles que não seguirem vão ter de enfrentar o rigor da fiscalização”, pontuou.

Magal disse, ainda, que o Comitê vai avaliar o número de casos da covid-19 semanalmente e pode recuar a flexibilização caso haja necessidade. “Se ocorrer tudo bem, avançamos. Se ocorrer uma tragédia, recuamos”, afirmou.