Maus tratos

Idoso que cortou rabo de cão com um facão é preso em Pontalina

Um idoso, de 72 anos, foi preso pela prática de maus tratos à animais domésticos,…

Um idoso, de 72 anos, foi preso pela prática de maus tratos à animais domésticos, na manhã desta sexta-feira (10), em Pontalina. Gercino Tomaz Aquino, conhecido como “Nego Levino”, foi denunciado por um vizinho após cortar o rabo de um cão usando um falcão.

De acordo com o delegado Tibério Martins Cardoso, titular da Delegacia de Pontalina, o procedimento foi feito sem anestesia ou qualquer outra forma de evitar o sofrimento do animal. “O vizinho gravou um vídeo e fez a denúncia. Porém, quando fomos até a residência do idoso, ele havia se mudado e abandonado os cães numa situação totalmente deplorável. O homem foi localizado e levado até a delegacia local onde confessou o crime”, disse.

Ao delegado, Gercino justificou que mutilou o animal por causa dos pelos que se soltavam da calda do cão e se acumulavam pela casa. Ainda de acordo com o delegado, Gercino vai responder pelo crime de maus tratos de animais domésticos, previsto pelo artigo 32 da lei 9.605/98, cuja pena pode chegar a um ano de detenção. “Apesar disso, o idoso foi autuado e vai responder pelo processo em liberdade”.

Tibério lembrou ainda que a amputação ou corte da cauda de cachorros é proibida no Brasil, mesmo para fins estéticos e mesmo se for realizada por profissionais de medicina veterinária, com o uso de anestésicos. O delegado explicou também que a Associação de Proteção e Amparo à Animais de Pontalina vai acolher os cães que Gerson abandonou.

*Juliana França é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo