NOVA ETAPA

Idosos com mais de 80 anos serão os próximos vacinados contra Covid-19

O governo do estado começará a vacinar idosos com mais de 80 anos contra Covid-19…

Goiás: idosos sem vacina morrem 25 vezes mais por Covid que os com reforço
Goiás: idosos sem vacina morrem 25 vezes mais por Covid que os com reforço (Foto: Divulgação - Secom Anápolis)

O governo do estado começará a vacinar idosos com mais de 80 anos contra Covid-19 em breve. Foi o que afirmou o governador Ronaldo Caiado (DEM) nesta segunda-feira (1º). Ele ressaltou que a próxima remessa de doses deve chegar nos próximos dias e que será destina ao grupo de risco, que reúne 111.453 pessoas no estado.

As primeiras doses da vacina recebidas (da Coronavac, produzida em parceria com o Instituto Butantan) foram direcionadas a idosos e pessoas com deficiência que vivem em asilos, a população indígena que mora em aldeias e trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia.

Em seguida, chegaram as doses da vacina AstraZeneca, produzida em parceria com a Fundação Fiocruz. Estas foram utilizadas para imunizar equipes que trabalham com pacientes em tratamento da doença. De acordo com Caiado, as próximas imunizações serão levadas às pessoas com mais de 80 anos.

Essa população tem registrado um percentual pequeno de contaminação em relação a outras faixas etárias. De acordo com o boletim da doença publicado pela Secretaria de Estado de Saúde, apenas 2% dos contaminados tem mais de 80 anos. Entretanto, essa faixa etária é a segunda que registra mais óbitos (25,2%), perdendo apenas para a faixa de 70 a 79 anos (26,1%).

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Lúcia Vânia, destacou que a prioridade aos mais idosos é importante porque eles são um grupo de alto risco.“Concluída essa vacinação dos idosos assistidos por instituições de longa permanência, nossos esforços serão para conseguir mais doses e, ainda junto com os profissionais da saúde, imunizar, o quanto antes, as pessoas com mais de 80 anos que não vivem nas 209 instituições de longa permanência para idosos (Ilpis), um grupo de altíssimo risco”, concluiu.

De acordo com o governador, o principal objetivo dos próximos dois anos de mandato é avançar na vacinação. “Essa é a primeira meta. Não existe nenhuma outra que possa competir com ela”, pontuou.

Até o momento, Goiás recebeu 278.480 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 212.980 da Coronavac e 65.500 da AstraZeneca. De acordo com a SES, até segunda-feira (1º), 80.628 pessoas foram imunizadas em todo o estado.

Etapas concluídas da vacinação

De acordo com o governo, toda a população com mais de 60 anos que vive nos 209 asilos do estado já foi vacinada. Esses locais abrigam cerca de 8.7 mil pessoas e o processo todo foi concluído em 10 dias.

Caiado afirmou que o estado ainda possui 91 mil doses da Coronavac, que estão reservadas para a segunda etapa. Ele ressaltou também que está aguardando a garantia do Ministério da Saúde de quando mais doses virão para que o estoque possa ser utilizado.