Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás
Até o momento, mais de seis mil hectares de vegetação foram destruídos pelo fogo; os Bombeiros acionaram a Delegacia do Meio Ambiente para identificar os incendiários
O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio de grandes proporções que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, Entorno do Distrito Federal. Até o momento, mais de seis mil hectares de vegetação já foram destruídos pelas chamas. Os militares atuam em parceria com os brigadistas do Parque.
O fogo atingiu a Chapada há cerca de uma semana e, desde então, brigadistas do parque trabalhavam no combate às chamas. Contudo, o incêndio se espalhou e a administração do parque decidiu acionar os bombeiros. Voluntários apoiados pela Rede Contra Fogo também auxiliam no combate.
No total, 24 bombeiros militares, nove viaturas de combate, um avião e um helicóptero do Corpo de Bombeiros atuam no combate. A corporação conta, também, com drone, abafadores, bombas costas e sopradores. Além de outros quatro aviões do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Focos
Conforme a corporação, os focos que estavam na região do Sertão Zen, Vale Dourado e Tocantizinho foram totalmente apagados. A chuva chegou a cair em alguns pontos isolados do parque, mas não foram suficientes para apagar o fogo.
A grande extensão das áreas atingidas pelo fogo e o terreno acidentado têm dificultado o combate ao incêndio. Existe, ainda, uma linha de fogo de quase 8 km, na região do Rio dos Couros.
Durante um sobrevoo, os militares constataram a existência de dois novos focos de incêndio. A Delegacia Estadual do Meio Ambiente foi acionada para investigar as causas e achar os possíveis incendiários.
O Mais Goiás tentou contato por ligação com o comandante da Operação Cerrado Vivo, às 16h deste sábado, mas não obteve sucesso.