OPINIÃO

“Indignação”, diz Caiado sobre decisão do STJ que trancou processo contra advogados por tráfico

"Recebi, com extrema indignação, a notícia do trancamento da ação contra 16 advogados denunciados por associação ao tráfico, após eficiente operação da Polícia Civil de Goiás", escreveu nas redes sociais

"Indignação", diz Caiado sobre decisão do STJ que trancou processo contra advogados por tráfico
"Indignação", diz Caiado sobre decisão do STJ que trancou processo contra advogados por tráfico (Foto: Governo de Goiás)

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) lamentou a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em trancar um processo criminal contra 16 advogados que foram presos durante a Operação Veritas em setembro de 2022, relacionada ao crime de tráfico de drogas. O gestor disse estar indignado com o desfecho.

“Recebi, com extrema indignação, a notícia do trancamento da ação contra 16 advogados denunciados por associação ao tráfico, após eficiente operação da Polícia Civil de Goiás”, escreveu nas redes sociais.

O entendimento do STJ é que não havia motivos suficientes para continuar o processo criminal contra os advogados, que também foram acusados de associação para o tráfico e organização criminosa, à época. Só o processo alusivo ao tráfico foi trancado (porque não houve apreensão de drogas).

A decisão de conceder um habeas corpus foi tomada pelos ministros da Sexta Turma do STJ e afeta todos os acusados, incluindo os detentos do Presídio Especial de Planaltina (PEP), em Goiás. O relator do caso, ministro Rogerio Schietti Cruz, aceitou o pedido feito pelo advogado Paulo Borges, que defendia dois dos juristas acusados.

Os advogados são suspeitos de transmitir e receber mensagens de líderes de facções criminosas durante as visitas aos presos da unidade prisional. De acordo com a denúncia do Ministério Público de Goiás (MPGO), recebida pela Justiça em dezembro do ano passado, essas mensagens abordavam principalmente o tráfico de drogas e incluíam instruções diretas sobre compra e venda.

Saiba mais AQUI.