DESAPARECIDA

Jiboia criada como pet foge de casa e preocupa moradores de Rio Verde

Criação da serpente é legalizada e família continua com buscas

Uma jiboia criada como pet fugiu de uma casa e está preocupando moradores de Rio Verde, na região Sudoeste de Goiás. O animal, conhecido como Chanel, tem 2,5 metros e está desaparecido há cerca de uma semana.

De acordo com a tutora Jornada Mendes Oliveira, a serpente é legalizada e a família continua as buscas para encontrar o animal. Chanel foi filmada pela última vez nas imediações do Parque Engracia Vaz “Dona Nega”, no Bairro Canaã.

Jordana explicou que ela e a família tinham acabado de chegar em casa e estavam dentro do carro. Em um determinado momento, o irmão dela entrou dentro da residência. A suspeita é de que o homem tenha deixado a porta aberta, e, por isso, a jiboia teria escapado.

Jiboia criada como pet e animal de estimação

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a jiboia está entre os répteis de estimação mais estimados no Brasil. No total, o país tem 2,21 milhões de animais domésticos de pequeno porte, como répteis e mamíferos.

A legislação brasileira permite a criação de serpentes desde que o animal tenha sido comprado de um criadouro legalizado. Dessa forma, o tutor precisa obter a nota fiscal da compra quando precisar transportar a jiboia.

Há duas subespécies de serpentes não peçonhentas no Brasil, como a Boa Constrictor Amarali, que vive no Cerrado, e a Boa Constrictor, que habita a Amazônia, a Caatinga, a Restinga e a Mata Atlântica.