Jovem desaparece após ser internado em UPA de Aparecida de Goiânia
Rafael é de Aparecida, sofre esquizofrenia e, devido à falta de medicação, existe o risco de ele manifestar comportamento agressivo
Rafael Rodrigues Teixeira, 37 anos, encontra-se desaparecido desde a última segunda-feira (18), após ser internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Flamboyant, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia.
Segundo a família de Rafael, ele sofre esquizofrenia e, devido à falta de medicação, existe o risco de ele manifestar comportamento agressivo.
A internação ocorreu após um episódio de surto psicótico, quanto, há 10 dias. Ele passou a vagar pelas ruas de Aparecida de Goiânia, foi encontrado e internado. No entanto, enquanto aguardava vaga e conseguiu fugir.
Através de nota, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) informou que o atendimento de urgência e emergência em psiquiatria ofertado na UPA Flamboyant não é compulsório. A equipe do local orienta sobre a importância da adesão ao tratamento e recomenda a presença de acompanhante durante todo o período de internação. Inclusive, a unidade fornece refeições para garantir esse acompanhamento.
“Neste caso específico, o atendimento ao R.R.T. seguiu todo o protocolo preconizado pela SMS. Ele estava recebendo assistência multiprofissional, era acompanhado por familiar responsável, mas evadiu da unidade. A Secretaria reforça que não cabe uso de força para garantir a internação do paciente”, finaliza.