AVANÇO

Jovem que foi internada após cheirar pimenta responde a estímulos em sessão de fonoaudiologia

Thais Medeiros está passando por técnica de “neurofotobiomodulação”

Jovem que cheirou pimenta responde a estímulos durante sessão de fonoaudiologia
Jovem que cheirou pimenta (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A jovem que foi internada após cheirar pimenta, em Anápolis, respondeu a estímulos durante uma sessão de fonoaudiologia. Além do acompanhamento para melhorar a comunicação da jovem, Thais Medeiros também está fazendo um tratamento com um fisioterapeuta em casa.

Adriana Medeiros, mãe de Thais, diz que está emocionada com a recuperação da filha. “É uma surpresa pra nós, ontem ela teve muita evolução, que é pequena, mas a gente fica muito satisfeito, é gratificante. O ‘homem’ fala que aqui terminou, mas Deus está lá em cima trabalhando, o pouquinho que ela nos dá é uma esperança”.

Segundo Poliana Guimarães, fonoaudióloga que atua na recuperação de Thais, a jovem está passando por uma “neurofotobiomodulação”, técnica que usa um laser infravermelho de baixa intensidade em pontos específicos do cérebro da paciente.

A profissional explicou que o processo é lento, uma vez que o cérebro da Thaís teve uma espécie de “chuva de granizo”, pois muitas partes do órgão foram danificadas. No entanto, Poliana destacou que o processo da neuroplasticidade que a jovem está passando é um tratamento de eficácia.

Estímulos

De acordo com Poliana, o tratamento consiste em uma técnica que dá energia às mitocôndrias (responsáveis pelo processo de respiração celular), fazendo com que os estímulos táteis, térmicos e gustativos voltem a funcionar. A fonoaudióloga explica que o estímulo que Thais vem recebendo é conhecido como “neuroplasticidade”.

“As sinapses nervosas com um grande aumento fazem com que o cérebro reaja de maneira eficiente no tratamento para conseguirmos aos poucos chegar a uma reabilitação de excelência”, concluiu.

Thais completou 26 anos no dia 7 de setembro e está em tratamento há mais de seis meses, desde o dia que passou mal após cheirar um pote de pimenta em conserva enquanto almoçava na casa do namorado no dia 17 de fevereiro.