FURTO FAMÉLICO

Juíza libera homem que roubou duas peças de carne para comer em Goiás

A juíza Marianna de Queiroz Gomes determinou a soltura de um homem que furtou duas…

Juíza libera homem que roubou duas peças de carne para comer em Goiás
Juíza libera homem que roubou duas peças de carne para comer em Goiás (Foto: Reprodução)

A juíza Marianna de Queiroz Gomes determinou a soltura de um homem que furtou duas peças de carne em Novo Gama, no entorno do Distrito Federal. Ele foi preso pela Polícia Militar após ser flagrado subtraindo o alimento com valor total de R$ 98,30.

Antes da prisão, uma funcionária do supermercado viu o homem colocando uma peça de carne dentro das calças e outra peça no carrinho de compras. Assim, ele saiu do estabelecimento sem pagar pelo alimento.

Do lado de fora, a funcionária o alcançou com seguranças e ele entregou voluntariamente uma peça de carne. Ao ser revistado, encontraram a outra.

Aos policiais, ele ficou em silêncio. No entanto, na audiência de custódia, o preso relatou ser usuário de drogas e estar em situação de rua há cerca de quatro meses. Além disso, afirmou não trabalhar e ter furtado a carne por estar com fome. O delgado o autuou e arbitrou fiança de R$ 410.

Furto famélico

A magistrada, no entanto, argumentou na decisão que se trata de um caso nítido de furto famélico – um tipo de crime que ocorre quando alguém furta para saciar uma necessidade urgente e relevante, no caso a fome -, diante do estado de necessidade do homem.

“Trata-se de caso nítido de furto famélico, diante de estado de necessidade presumido, evidenciado pelas circunstâncias do caso, o que enseja a aplicação do princípio da insignificância e da tipicidade material da conduta. Nessa leitura do fato, não há crime, sendo medida adequada o relaxamento do flagrante”, considerou a juíza.

Reportagem recente da Folha de São Paulo mostrou que o caso de furtos famélicos em Goiás praticamente dobrou na pandemia. De julho a dezembro do ano passado, das 145 audiências de custódia, 27 (18,6%) eram de casos deste tipo.