VIOLÊNCIA POLICIAL

Justiça condena policial que matou jovem durante festa, em Senador Canedo

A pena será cumprida em regime semiaberto no presídio militar. Ainda cabe recurso e ele permanecerá em liberdade até sentença em julgado

O policial militar Lucas Elias da Costa, acusado de matar João Vitor Neves, 18 anos, em uma festa em Senador Canedo no dia 25 de agosto de 2018 foi condenado a seis anos e meio de prisão. A sentença foi proferida pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 3ª Vara dos Crimes Dolosos contra a Vida.

A pena será cumprida em regime semiaberto no presídio militar. Ainda cabe recurso. O policial responde pelo crime em liberdade até que haja em trânsito e julgado, sem mais recursos.

A arma do policial deve ser encaminhada ao Comando do Exército.

O crime

De acordo com as investigações, no dia 25 de agosto, o militar foi convidado para participar de uma festa em uma casa de eventos com amigos. Antes de ir à festa, ele estava em uma distribuidora ingerindo bebidas alcoólicas.

Na festa, suspeitaram que alguns dos convidados fossem criminosos. O acusado saiu da festa e abordou o jovem que estava com um amigo na porta do local. Eles tentou ir para o carro, mas o policial disparou contra o veículo. Ao sair, João Vitor acabou atingido por dois disparos pelas costas.

Mesmo ferido, a vítima conseguiu correr alguns metros, mas caiu e morreu no local. Buscas por materiais criminosos foram feitas no carro em que o jovem estava, porém nada foi encontrado.

Ao ser interrogado, Lucas Elias confessou ser o autor dos disparos, porém alegou agir em legítima defesa pois o jovem teria avançado em direção a ele. O juiz informou que as alegações eram insuficientes para a absolvição, uma vez que a vítima foi atingida pelas costas.